Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38317
Title: | A canga: imagens do Nordeste. |
Other Titles: | The canga: images from the Northeast. |
???metadata.dc.creator???: | LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. |
Keywords: | Nova História;Nordeste brasileiro - imagem;Cinema e História;A Canga - curta metragem;Filme A Canga;Vladimir José Solha - A Canga;Marcos vilar - cineasta - Filme A Canga;Análise fílmica;New History;Brazilian Northeast - image;Cinema and History;A Canga - short film;Film A Canga;Vladimir José Solha - A Canga;Marcos Vilar - filmmaker - Film A Canga;Film analysis |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. A canga: imagens do Nordeste. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 08: Cultura histórica e linguagens historiográficas. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38317 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A compreensão da obra fílmica e da realidade que ela representa se constitui para o historiador numa fonte legítima, pois os componentes do filme: cenário, roteiro, técnicas, instrumentos, se relacionam com que não é fílmico: o autor, a produção, o público, a crítica, a sociedade. A partir desta percepção, a história e outras ciências sociais podem subtrair dos filmes as relações sociais e ideológicas que neles são consciente ou inconscientemente incorporadas numa construção histórica, constituindo-se, assim, como qualquer produto cultural, numa fonte de pesquisa. Esta compreensão sobre o cinema levou-nos a escolher como objeto de estudo da nossa dissertação de mestrado e deste artigo, no qual são discutidas questões que serão pertinentes à tese em construção, na qual analisaremos o curta-metragem, A Canga, realizado em 2001, sob a direção de Marcus Vilar, com base na adaptação do livro homônimo de Valdimir José Solha, com quem dividiu a autoria do roteiro. O referido filme será trabalhado como uma forma de linguagem, que nos permite lidar com a universalidade dos elementos do cinema, nos quais se enquadram os valores humanos difundidos e, também, como uma visão particular e regionalista do Nordeste amplamente tematizada pela intelectualidade brasileira. O filme retrata, em doze minutos, uma cena do cotidiano de um grupo familiar, ambientada em árida paisagem do sertão nordestino. |
Keywords: | Nova História Nordeste brasileiro - imagem Cinema e História A Canga - curta metragem Filme A Canga Vladimir José Solha - A Canga Marcos vilar - cineasta - Filme A Canga Análise fílmica New History Brazilian Northeast - image Cinema and History A Canga - short film Film A Canga Vladimir José Solha - A Canga Marcos Vilar - filmmaker - Film A Canga Film analysis |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38317 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 08: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
“A CANGA” IMAGENS DO NORDESTE - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST08 2006.pdf | A canga: imagens do Nordeste. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST08 2006. | 148.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.