Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38317
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A compreensão da obra fílmica e da realidade que ela representa se constitui para o historiador numa fonte legítima, pois os componentes do filme: cenário, roteiro, técnicas, instrumentos, se relacionam com que não é fílmico: o autor, a produção, o público, a crítica, a sociedade. A partir desta percepção, a história e outras ciências sociais podem subtrair dos filmes as relações sociais e ideológicas que neles são consciente ou inconscientemente incorporadas numa construção histórica, constituindo-se, assim, como qualquer produto cultural, numa fonte de pesquisa. Esta compreensão sobre o cinema levou-nos a escolher como objeto de estudo da nossa dissertação de mestrado e deste artigo, no qual são discutidas questões que serão pertinentes à tese em construção, na qual analisaremos o curta-metragem, A Canga, realizado em 2001, sob a direção de Marcus Vilar, com base na adaptação do livro homônimo de Valdimir José Solha, com quem dividiu a autoria do roteiro. O referido filme será trabalhado como uma forma de linguagem, que nos permite lidar com a universalidade dos elementos do cinema, nos quais se enquadram os valores humanos difundidos e, também, como uma visão particular e regionalista do Nordeste amplamente tematizada pela intelectualidade brasileira. O filme retrata, em doze minutos, uma cena do cotidiano de um grupo familiar, ambientada em árida paisagem do sertão nordestino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.title | A canga: imagens do Nordeste. | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38317 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T17:42:48Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07 | - |
dc.date.available | 2024-10-07T17:42:48Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Nova História | pt_BR |
dc.subject | Nordeste brasileiro - imagem | pt_BR |
dc.subject | Cinema e História | pt_BR |
dc.subject | A Canga - curta metragem | pt_BR |
dc.subject | Filme A Canga | pt_BR |
dc.subject | Vladimir José Solha - A Canga | pt_BR |
dc.subject | Marcos vilar - cineasta - Filme A Canga | pt_BR |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject | New History | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Northeast - image | pt_BR |
dc.subject | Cinema and History | pt_BR |
dc.subject | A Canga - short film | pt_BR |
dc.subject | Film A Canga | pt_BR |
dc.subject | Vladimir José Solha - A Canga | pt_BR |
dc.subject | Marcos Vilar - filmmaker - Film A Canga | pt_BR |
dc.subject | Film analysis | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The canga: images from the Northeast. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. A canga: imagens do Nordeste. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 08: Cultura histórica e linguagens historiográficas. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38317 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 08: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
“A CANGA” IMAGENS DO NORDESTE - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST08 2006.pdf | A canga: imagens do Nordeste. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST08 2006. | 148.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.