Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA compreensão da obra fílmica e da realidade que ela representa se constitui para o historiador numa fonte legítima, pois os componentes do filme: cenário, roteiro, técnicas, instrumentos, se relacionam com que não é fílmico: o autor, a produção, o público, a crítica, a sociedade. A partir desta percepção, a história e outras ciências sociais podem subtrair dos filmes as relações sociais e ideológicas que neles são consciente ou inconscientemente incorporadas numa construção histórica, constituindo-se, assim, como qualquer produto cultural, numa fonte de pesquisa. Esta compreensão sobre o cinema levou-nos a escolher como objeto de estudo da nossa dissertação de mestrado e deste artigo, no qual são discutidas questões que serão pertinentes à tese em construção, na qual analisaremos o curta-metragem, A Canga, realizado em 2001, sob a direção de Marcus Vilar, com base na adaptação do livro homônimo de Valdimir José Solha, com quem dividiu a autoria do roteiro. O referido filme será trabalhado como uma forma de linguagem, que nos permite lidar com a universalidade dos elementos do cinema, nos quais se enquadram os valores humanos difundidos e, também, como uma visão particular e regionalista do Nordeste amplamente tematizada pela intelectualidade brasileira. O filme retrata, em doze minutos, uma cena do cotidiano de um grupo familiar, ambientada em árida paisagem do sertão nordestino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleA canga: imagens do Nordeste.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38317-
dc.date.accessioned2024-10-07T17:42:48Z-
dc.date.available2024-10-07-
dc.date.available2024-10-07T17:42:48Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectNova Históriapt_BR
dc.subjectNordeste brasileiro - imagempt_BR
dc.subjectCinema e Históriapt_BR
dc.subjectA Canga - curta metragempt_BR
dc.subjectFilme A Cangapt_BR
dc.subjectVladimir José Solha - A Cangapt_BR
dc.subjectMarcos vilar - cineasta - Filme A Cangapt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectNew Historypt_BR
dc.subjectBrazilian Northeast - imagept_BR
dc.subjectCinema and Historypt_BR
dc.subjectA Canga - short filmpt_BR
dc.subjectFilm A Cangapt_BR
dc.subjectVladimir José Solha - A Cangapt_BR
dc.subjectMarcos Vilar - filmmaker - Film A Cangapt_BR
dc.subjectFilm analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe canga: images from the Northeast.pt_BR
dc.identifier.citationLIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. A canga: imagens do Nordeste. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 08: Cultura histórica e linguagens historiográficas. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38317pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 08: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
“A CANGA” IMAGENS DO NORDESTE - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST08 2006.pdfA canga: imagens do Nordeste. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST08 2006.148.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.