Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38237
Title: Forró: uma (re)produção de masculinidades?.
Other Titles: Forró: a (re)production of masculinities?.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Fátima Saionara Leandro.
VIEIRA, Kyara Maria de Almeida.
Keywords: Masculinidades;Forró - 1950-1990;Gênero musical forró;Música - forró - 1950-1990;Crise do masculino - pós-modernidade;Masculinities;Forró - 1950;Forró music genre;Music - forró - 1950-1990;Masculine crisis - postmodernity
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Fátima Saionara Leandro; VIEIRA, Kyara Maria de Almeida. Forró: uma (re)produção de masculinidades?. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: História cultural. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38237
???metadata.dc.description.resumo???: Nordestino: cabra da peste, pai d'égua, parente de lampião. O que seria dessa figura, tão máscula sem a imagem da mulher nordestina imensamente forte? Seriam através de estereótipos como as vestes, os hábitos, o porte físico que poderíamos apontar marcas fundantes entre o que é ser homem ou ser mulher? Estariam esses estereótipos circunscritos no corpo, na fala, no comportamento a ponto de afirmarmos que a partir de uma certa feminização da sociedade a imagem do homem se fragmentou? É bem verdade que alguns/as teóricos/as que se propõem a analisar as relações de gênero apontam para uma possível crise da identidade masculina, mas, até que ponto a identidade masculina se dissipa, para podermos acreditar em uma crise do masculino? É a partir de tais inquietações que me proponho a analisar através das músicas do gênero musical forró, produzidas e/ou tocadas nas décadas de 1950 e 1990, se há uma crise do masculino na pós-modernidade, tomando como fatores para tal hipótese, algumas mudanças ocorridas tanto no âmbito familiar como nas representações comportamentais (e entendendo por representação toda e/ou qualquer: ação, vestimentas, hábitos alimentícios, etc. associados ao nordestino) que irão definir o que é ser homem ou ser mulher.
Keywords: Masculinidades
Forró - 1950-1990
Gênero musical forró
Música - forró - 1950-1990
Crise do masculino - pós-modernidade
Masculinities
Forró - 1950
Forró music genre
Music - forró - 1950-1990
Masculine crisis - postmodernity
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38237
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: História Cultural

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORRÓ UMA (RE) PRODUÇÃO DE MASCULINIDADES - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST04 2006.pdfForró: uma (re)produção de masculinidades?. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST04 2006.143.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.