Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNordestino: cabra da peste, pai d'égua, parente de lampião. O que seria dessa figura, tão máscula sem a imagem da mulher nordestina imensamente forte? Seriam através de estereótipos como as vestes, os hábitos, o porte físico que poderíamos apontar marcas fundantes entre o que é ser homem ou ser mulher? Estariam esses estereótipos circunscritos no corpo, na fala, no comportamento a ponto de afirmarmos que a partir de uma certa feminização da sociedade a imagem do homem se fragmentou? É bem verdade que alguns/as teóricos/as que se propõem a analisar as relações de gênero apontam para uma possível crise da identidade masculina, mas, até que ponto a identidade masculina se dissipa, para podermos acreditar em uma crise do masculino? É a partir de tais inquietações que me proponho a analisar através das músicas do gênero musical forró, produzidas e/ou tocadas nas décadas de 1950 e 1990, se há uma crise do masculino na pós-modernidade, tomando como fatores para tal hipótese, algumas mudanças ocorridas tanto no âmbito familiar como nas representações comportamentais (e entendendo por representação toda e/ou qualquer: ação, vestimentas, hábitos alimentícios, etc. associados ao nordestino) que irão definir o que é ser homem ou ser mulher.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleForró: uma (re)produção de masculinidades?.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38237-
dc.date.accessioned2024-10-02T17:11:12Z-
dc.date.available2024-10-02-
dc.date.available2024-10-02T17:11:12Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMasculinidadespt_BR
dc.subjectForró - 1950-1990pt_BR
dc.subjectGênero musical forrópt_BR
dc.subjectMúsica - forró - 1950-1990pt_BR
dc.subjectCrise do masculino - pós-modernidadept_BR
dc.subjectMasculinitiespt_BR
dc.subjectForró - 1950pt_BR
dc.subjectForró music genrept_BR
dc.subjectMusic - forró - 1950-1990pt_BR
dc.subjectMasculine crisis - postmodernitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Fátima Saionara Leandro.-
dc.creatorVIEIRA, Kyara Maria de Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeForró: a (re)production of masculinities?.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Fátima Saionara Leandro; VIEIRA, Kyara Maria de Almeida. Forró: uma (re)produção de masculinidades?. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: História cultural. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38237pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: História Cultural

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORRÓ UMA (RE) PRODUÇÃO DE MASCULINIDADES - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST04 2006.pdfForró: uma (re)produção de masculinidades?. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST04 2006.143.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.