Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38237
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Nordestino: cabra da peste, pai d'égua, parente de lampião. O que seria dessa figura, tão máscula sem a imagem da mulher nordestina imensamente forte? Seriam através de estereótipos como as vestes, os hábitos, o porte físico que poderíamos apontar marcas fundantes entre o que é ser homem ou ser mulher? Estariam esses estereótipos circunscritos no corpo, na fala, no comportamento a ponto de afirmarmos que a partir de uma certa feminização da sociedade a imagem do homem se fragmentou? É bem verdade que alguns/as teóricos/as que se propõem a analisar as relações de gênero apontam para uma possível crise da identidade masculina, mas, até que ponto a identidade masculina se dissipa, para podermos acreditar em uma crise do masculino? É a partir de tais inquietações que me proponho a analisar através das músicas do gênero musical forró, produzidas e/ou tocadas nas décadas de 1950 e 1990, se há uma crise do masculino na pós-modernidade, tomando como fatores para tal hipótese, algumas mudanças ocorridas tanto no âmbito familiar como nas representações comportamentais (e entendendo por representação toda e/ou qualquer: ação, vestimentas, hábitos alimentícios, etc. associados ao nordestino) que irão definir o que é ser homem ou ser mulher. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.title | Forró: uma (re)produção de masculinidades?. | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38237 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T17:11:12Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02 | - |
dc.date.available | 2024-10-02T17:11:12Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Masculinidades | pt_BR |
dc.subject | Forró - 1950-1990 | pt_BR |
dc.subject | Gênero musical forró | pt_BR |
dc.subject | Música - forró - 1950-1990 | pt_BR |
dc.subject | Crise do masculino - pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Masculinities | pt_BR |
dc.subject | Forró - 1950 | pt_BR |
dc.subject | Forró music genre | pt_BR |
dc.subject | Music - forró - 1950-1990 | pt_BR |
dc.subject | Masculine crisis - postmodernity | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BRITO, Fátima Saionara Leandro. | - |
dc.creator | VIEIRA, Kyara Maria de Almeida. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Forró: a (re)production of masculinities?. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BRITO, Fátima Saionara Leandro; VIEIRA, Kyara Maria de Almeida. Forró: uma (re)produção de masculinidades?. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: História cultural. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38237 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 04: História Cultural |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORRÓ UMA (RE) PRODUÇÃO DE MASCULINIDADES - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST04 2006.pdf | Forró: uma (re)produção de masculinidades?. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST04 2006. | 143.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.