Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38193
Title: | Formas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano da atividade docente. |
Other Titles: | Forms of action and difficulties faced in daily teaching activities. |
???metadata.dc.creator???: | TAVARES, Ângela Maria de Jesús. SILVA, José Amiraldo Alves da. |
Keywords: | Prática docente;Ensino de História;Professores de História;Dificuldades - professores de História;Teaching Practice;History Teaching;History Teachers;Difficulties - History Teachers |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | TAVARES, ngela Maria de Jesús; SILVA, José Amiraldo Alves da. Formas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano da atividade docente. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38193 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Durante muito tempo, a História Positivista ou tradicional dominou o ensino de história em sala de aula. No entanto, com as primeiras críticas a esse tipo de ensino, muitas propostas foram sendo construídas e aplicadas na prática cotidiana da disciplina, nas quais os alunos ao invés de decorarem listas de datas, tratados, batalhas, nomes, entre outros, adquiram a capacidade de raciocinar, de aplicar conceitos e de analisar a realidade social. Nesse contexto, fazem-se as seguintes indagações: será que essas propostas se efetivaram na prática? Que postura está sendo adotada pelo professor no trabalho em sala de aula com relação ao conteúdo e ao relacionamento com os alunos? Será que os professores dispõem de formação, recursos e outros incentivos que contribuem para fundamentar sua atuação profissional? Visando compreender esta problemática, buscou-se desenvolver um estudo junto aos professores de História do ensino fundamental do município de Cajazeiras-PB, para aprofundar e conhecer melhor a realidade do Ensino desenvolvido na referida disciplina. Assim, o estudo teve como objetivo analisar as formas de atuação e as dificuldades enfrentadas pelo professor de História do sistema público, do referido município. Destacando o processo de formação, a ação docente, identificando os recursos metodológicos, didáticos e as formas de avaliação utilizadas em sala de aula, bem como os fatores que interferem na prática pedagógica dos professores. |
Keywords: | Prática docente Ensino de História Professores de História Dificuldades - professores de História Teaching Practice History Teaching History Teachers Difficulties - History Teachers |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38193 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORMAS DE ATUAÇÃO E DIFICULDADES ENFRENTADAS - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdf | Formas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano da atividade docente. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006. | 109.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.