Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoDurante muito tempo, a História Positivista ou tradicional dominou o ensino de história em sala de aula. No entanto, com as primeiras críticas a esse tipo de ensino, muitas propostas foram sendo construídas e aplicadas na prática cotidiana da disciplina, nas quais os alunos ao invés de decorarem listas de datas, tratados, batalhas, nomes, entre outros, adquiram a capacidade de raciocinar, de aplicar conceitos e de analisar a realidade social. Nesse contexto, fazem-se as seguintes indagações: será que essas propostas se efetivaram na prática? Que postura está sendo adotada pelo professor no trabalho em sala de aula com relação ao conteúdo e ao relacionamento com os alunos? Será que os professores dispõem de formação, recursos e outros incentivos que contribuem para fundamentar sua atuação profissional? Visando compreender esta problemática, buscou-se desenvolver um estudo junto aos professores de História do ensino fundamental do município de Cajazeiras-PB, para aprofundar e conhecer melhor a realidade do Ensino desenvolvido na referida disciplina. Assim, o estudo teve como objetivo analisar as formas de atuação e as dificuldades enfrentadas pelo professor de História do sistema público, do referido município. Destacando o processo de formação, a ação docente, identificando os recursos metodológicos, didáticos e as formas de avaliação utilizadas em sala de aula, bem como os fatores que interferem na prática pedagógica dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleFormas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano da atividade docente.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38193-
dc.date.accessioned2024-10-01T14:51:24Z-
dc.date.available2024-10-01-
dc.date.available2024-10-01T14:51:24Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectProfessores de Históriapt_BR
dc.subjectDificuldades - professores de Históriapt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectHistory Teacherspt_BR
dc.subjectDifficulties - History Teacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTAVARES, Ângela Maria de Jesús.-
dc.creatorSILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeForms of action and difficulties faced in daily teaching activities.pt_BR
dc.identifier.citationTAVARES, ngela Maria de Jesús; SILVA, José Amiraldo Alves da. Formas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano da atividade docente. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38193pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMAS DE ATUAÇÃO E DIFICULDADES ENFRENTADAS - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdfFormas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano da atividade docente. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006.109.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.