Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38183
Title: Analisando erros cometidos por iniciantes em programação orientada a objetos no Curso de Ciência da Computação da UFCG.
Other Titles: Analyzing errors made by beginners in object oriented programmin g in the Computer Science Course at UFCG.
???metadata.dc.creator???: MELO, João Pedro Silva de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Eliane Cristina de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Keywords: Ciência da Computação;Programação Orientada a Objetos - Erros;Programação;Java;Computer Science;Object Oriented Programming - Errors;Programming
Issue Date: 15-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, João Pedro Silva de. Analisando erros cometidos por iniciantes em programação orientada a objetos no Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2024. 13 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Cursos introdutórios de programação costumam ser desafiadores, especialmente para aqueles sem experiência prévia em lógica de programação. Ao ingressar em um curso de tecnologia, é necessário o aprendizado de terminologias relacionadas à Ciência da Computação e adaptar-se aos diferentes conceitos e paradigmas. Se tratando de Programação Orientada a Objetos (POO), utilizando Java como linguagem de programação, a dificuldade é ainda maior. Seu amplo conjunto de conceitos e sua sintaxe verbosa fazem parte de uma transição desafiadora, seguida de erros quanto aos conceitos aprendidos, refletindo muitas vezes a permanência do aluno no curso. Sendo assim, com o objetivo de compreender e analisar estes erros, este trabalho se propõe a seguir os mesmos passos de um estudo anterior conduzido em uma turma da disciplina de Laboratório de Programação II no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande. A dificuldade de assimilação de conceitos de Java implica na observação de erros em atividades práticas e avaliativas, como foi constatado no estudo mencionado, que analisou principalmente o volume de código das submissões dos alunos. A intenção é fazer um comparativo entre os resultados, investigando padrões e tendências que possam variar conforme há mudança de amostra. Uma vez identificando tais erros, bem como a sua frequência e impacto na nota do aluno, este estudo pode contribuir para potenciais adaptações nos métodos de ensino para que haja uma melhor aproximação na solução destes problemas, fortalecendo a compreensão dos conceitos fundamentais de Programação Orientada a Objetos, uma vez que é recorrente em outras disciplinas da grade curricular.
Abstract: Introductory programming courses are often challenging, especially for those with no prior experience in programming logic. When entering a technology course, it is necessary to learn terminologies related to Computer Science and adapt to different concepts and paradigms. When it comes to Object Oriented Programming (OOP), using Java as a programming language, the difficulty is even greater. Its broad set of concepts and its verbose syntax make part of a challenging transition, followed by errors regarding the concepts learned, often reflecting the student permanence on the course. Therefore, with the aim of comprehending and analyzing these errors, this work proposes to follow the same steps as a previous study conducted in a Programming Laboratory II class in the Computer Science course at Universidade Federal de Campina Grande. The difficulty in assimilating Java concepts results in the discovery of errors in practical activities and tests, as demonstrated by the aforementioned study, which primarily analyzed the volume of code from student submissions. The intention is to compare the results, investigating patterns and tendencies that may vary with changes in the sample. Once identifying such errors as well as their frequency and overall impact on the student grades, this study can contribute to potential adaptations in the teaching methods so that there is a better approach to solving these problems, strengthening the understanding of the fundamental concepts of Object Oriented Programming, as it is recurrent in other classes on the curriculum.
Keywords: Ciência da Computação
Programação Orientada a Objetos - Erros
Programação
Java
Computer Science
Object Oriented Programming - Errors
Programming
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38183
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PEDRO SILVA DE MELO-ARTIGO-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-CEEI (2024).pdf719.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.