Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38183
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, J. P. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3397904813329799pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, L. M. R. Sampaiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8032715047993974pt_BR
dc.contributor.referee2BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2IDBRASILEIRO, F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.description.resumoCursos introdutórios de programação costumam ser desafiadores, especialmente para aqueles sem experiência prévia em lógica de programação. Ao ingressar em um curso de tecnologia, é necessário o aprendizado de terminologias relacionadas à Ciência da Computação e adaptar-se aos diferentes conceitos e paradigmas. Se tratando de Programação Orientada a Objetos (POO), utilizando Java como linguagem de programação, a dificuldade é ainda maior. Seu amplo conjunto de conceitos e sua sintaxe verbosa fazem parte de uma transição desafiadora, seguida de erros quanto aos conceitos aprendidos, refletindo muitas vezes a permanência do aluno no curso. Sendo assim, com o objetivo de compreender e analisar estes erros, este trabalho se propõe a seguir os mesmos passos de um estudo anterior conduzido em uma turma da disciplina de Laboratório de Programação II no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande. A dificuldade de assimilação de conceitos de Java implica na observação de erros em atividades práticas e avaliativas, como foi constatado no estudo mencionado, que analisou principalmente o volume de código das submissões dos alunos. A intenção é fazer um comparativo entre os resultados, investigando padrões e tendências que possam variar conforme há mudança de amostra. Uma vez identificando tais erros, bem como a sua frequência e impacto na nota do aluno, este estudo pode contribuir para potenciais adaptações nos métodos de ensino para que haja uma melhor aproximação na solução destes problemas, fortalecendo a compreensão dos conceitos fundamentais de Programação Orientada a Objetos, uma vez que é recorrente em outras disciplinas da grade curricular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAnalisando erros cometidos por iniciantes em programação orientada a objetos no Curso de Ciência da Computação da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2024-05-15
dc.description.abstractIntroductory programming courses are often challenging, especially for those with no prior experience in programming logic. When entering a technology course, it is necessary to learn terminologies related to Computer Science and adapt to different concepts and paradigms. When it comes to Object Oriented Programming (OOP), using Java as a programming language, the difficulty is even greater. Its broad set of concepts and its verbose syntax make part of a challenging transition, followed by errors regarding the concepts learned, often reflecting the student permanence on the course. Therefore, with the aim of comprehending and analyzing these errors, this work proposes to follow the same steps as a previous study conducted in a Programming Laboratory II class in the Computer Science course at Universidade Federal de Campina Grande. The difficulty in assimilating Java concepts results in the discovery of errors in practical activities and tests, as demonstrated by the aforementioned study, which primarily analyzed the volume of code from student submissions. The intention is to compare the results, investigating patterns and tendencies that may vary with changes in the sample. Once identifying such errors as well as their frequency and overall impact on the student grades, this study can contribute to potential adaptations in the teaching methods so that there is a better approach to solving these problems, strengthening the understanding of the fundamental concepts of Object Oriented Programming, as it is recurrent in other classes on the curriculum.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38183
dc.date.accessioned2024-09-30T23:52:59Z
dc.date.available2024-09-30
dc.date.available2024-09-30T23:52:59Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.subjectProgramação Orientada a Objetos - Errospt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectJavapt_BR
dc.subjectComputer Sciencept_BR
dc.subjectObject Oriented Programming - Errorspt_BR
dc.subjectProgrammingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, João Pedro Silva de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalyzing errors made by beginners in object oriented programmin g in the Computer Science Course at UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, João Pedro Silva de. Analisando erros cometidos por iniciantes em programação orientada a objetos no Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2024. 13 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PEDRO SILVA DE MELO-ARTIGO-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-CEEI (2024).pdf719.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.