Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181
Title: | Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. |
Other Titles: | The (dis)flavors of history textbooks: problems, challenges and possibilities. |
???metadata.dc.creator???: | BRANDÃO, Ivone Agra. SILVA, Ramsés Nunes e. |
Keywords: | Livro didático de História;Ensino de História - livro didático;Análise de livro didático de História;History Textbook;History Teaching - Textbook;History Textbook Analysis |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BRANDÃO, Ivone Agra; SILVA, Ramsés Nunes e. Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho visa identificar os sabores que o livro didático tem oferecido no campo da educação, quando trabalhado de forma consciente e aguçadora no intuito de levar o aluno na construção de seu conhecimento. Da mesma forma, problematizar o processo inverso que permeia dentro de uma estrutura educacional desconfortante, e que está ligado a uma realidade presa a dicotomias que estão entrelaçadas entre os avanços teóricos-metodológicos e a prática de ensino, não havendo uma comunicação fiel em ambas às partes. Como também apontar as fragilidades e o quanto este instrumento está cheio de (dis)sabores, por não ser ainda um material rico em informações construtivas e por isto continua permanentemente adequando-se as estruturas exigidas pela dinâmica da História. A partir desta reflexão, aponto os variados problemas nele existentes, estando conscientes de que a utilização do didático em sala-de-aula torna-se um desafio. Para a realização de um bom trabalho é preciso revelar novos sentidos ao seu uso e buscar outras possibilidades de manuseio com outras fontes, no intento de levar o aluno a problematizar os variados caminhos que a História tem proporcionado. |
Keywords: | Livro didático de História Ensino de História - livro didático Análise de livro didático de História History Textbook History Teaching - Textbook History Textbook Analysis |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OS (DIS) SABORES DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdf | Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006. | 187.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.