Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181
Title: Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades.
Other Titles: The (dis)flavors of history textbooks: problems, challenges and possibilities.
???metadata.dc.creator???: BRANDÃO, Ivone Agra.
SILVA, Ramsés Nunes e.
Keywords: Livro didático de História;Ensino de História - livro didático;Análise de livro didático de História;History Textbook;History Teaching - Textbook;History Textbook Analysis
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRANDÃO, Ivone Agra; SILVA, Ramsés Nunes e. Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho visa identificar os sabores que o livro didático tem oferecido no campo da educação, quando trabalhado de forma consciente e aguçadora no intuito de levar o aluno na construção de seu conhecimento. Da mesma forma, problematizar o processo inverso que permeia dentro de uma estrutura educacional desconfortante, e que está ligado a uma realidade presa a dicotomias que estão entrelaçadas entre os avanços teóricos-metodológicos e a prática de ensino, não havendo uma comunicação fiel em ambas às partes. Como também apontar as fragilidades e o quanto este instrumento está cheio de (dis)sabores, por não ser ainda um material rico em informações construtivas e por isto continua permanentemente adequando-se as estruturas exigidas pela dinâmica da História. A partir desta reflexão, aponto os variados problemas nele existentes, estando conscientes de que a utilização do didático em sala-de-aula torna-se um desafio. Para a realização de um bom trabalho é preciso revelar novos sentidos ao seu uso e buscar outras possibilidades de manuseio com outras fontes, no intento de levar o aluno a problematizar os variados caminhos que a História tem proporcionado.
Keywords: Livro didático de História
Ensino de História - livro didático
Análise de livro didático de História
History Textbook
History Teaching - Textbook
History Textbook Analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181
Appears in Collections:Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS (DIS) SABORES DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdfOs (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006.187.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.