Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho visa identificar os sabores que o livro didático tem oferecido no campo da educação, quando trabalhado de forma consciente e aguçadora no intuito de levar o aluno na construção de seu conhecimento. Da mesma forma, problematizar o processo inverso que permeia dentro de uma estrutura educacional desconfortante, e que está ligado a uma realidade presa a dicotomias que estão entrelaçadas entre os avanços teóricos-metodológicos e a prática de ensino, não havendo uma comunicação fiel em ambas às partes. Como também apontar as fragilidades e o quanto este instrumento está cheio de (dis)sabores, por não ser ainda um material rico em informações construtivas e por isto continua permanentemente adequando-se as estruturas exigidas pela dinâmica da História. A partir desta reflexão, aponto os variados problemas nele existentes, estando conscientes de que a utilização do didático em sala-de-aula torna-se um desafio. Para a realização de um bom trabalho é preciso revelar novos sentidos ao seu uso e buscar outras possibilidades de manuseio com outras fontes, no intento de levar o aluno a problematizar os variados caminhos que a História tem proporcionado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.title | Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T23:33:30Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30 | - |
dc.date.available | 2024-09-30T23:33:30Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Análise de livro didático de História | pt_BR |
dc.subject | History Textbook | pt_BR |
dc.subject | History Teaching - Textbook | pt_BR |
dc.subject | History Textbook Analysis | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BRANDÃO, Ivone Agra. | - |
dc.creator | SILVA, Ramsés Nunes e. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The (dis)flavors of history textbooks: problems, challenges and possibilities. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Ivone Agra; SILVA, Ramsés Nunes e. Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OS (DIS) SABORES DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdf | Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006. | 187.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.