Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho visa identificar os sabores que o livro didático tem oferecido no campo da educação, quando trabalhado de forma consciente e aguçadora no intuito de levar o aluno na construção de seu conhecimento. Da mesma forma, problematizar o processo inverso que permeia dentro de uma estrutura educacional desconfortante, e que está ligado a uma realidade presa a dicotomias que estão entrelaçadas entre os avanços teóricos-metodológicos e a prática de ensino, não havendo uma comunicação fiel em ambas às partes. Como também apontar as fragilidades e o quanto este instrumento está cheio de (dis)sabores, por não ser ainda um material rico em informações construtivas e por isto continua permanentemente adequando-se as estruturas exigidas pela dinâmica da História. A partir desta reflexão, aponto os variados problemas nele existentes, estando conscientes de que a utilização do didático em sala-de-aula torna-se um desafio. Para a realização de um bom trabalho é preciso revelar novos sentidos ao seu uso e buscar outras possibilidades de manuseio com outras fontes, no intento de levar o aluno a problematizar os variados caminhos que a História tem proporcionado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleOs (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181-
dc.date.accessioned2024-09-30T23:33:30Z-
dc.date.available2024-09-30-
dc.date.available2024-09-30T23:33:30Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivro didático de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de História - livro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise de livro didático de Históriapt_BR
dc.subjectHistory Textbookpt_BR
dc.subjectHistory Teaching - Textbookpt_BR
dc.subjectHistory Textbook Analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRANDÃO, Ivone Agra.-
dc.creatorSILVA, Ramsés Nunes e.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe (dis)flavors of history textbooks: problems, challenges and possibilities.pt_BR
dc.identifier.citationBRANDÃO, Ivone Agra; SILVA, Ramsés Nunes e. Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS (DIS) SABORES DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdfOs (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006.187.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.