Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173
Title: | Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. |
Other Titles: | Teaching history as a gender artifact: (re)affirming identities and social hierarchies. |
???metadata.dc.creator???: | ANDRADE, Andreza de Oliveira. BARROS, Ofélia Maria. |
Keywords: | Ensino de História;Gênero;Identidade de gênero;Hierarquias sociais;Currículo de História;Livro didático de História;Teaching History;Gender;Gender Identity;Social Hierarchies;History Curriculum;History Textbook |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ANDRADE, Andreza de Oliveira; BARROS, Ofélia Maria. Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O currículo escolar se configura no âmbito da educação como um artefato da cultura, e de modo mais específico, como um artefato de gênero à medida que a sua estrutura, não só no que se refere aos conteúdos, mas também no modo como tende a disciplinar o processo de escolarização, acaba por favorecer a hegemonia do valores e representações que enaltecem o masculinos e a heterossexualidade enquanto modelos perseguidos pela educação e balizados pelas meta-narrativas que estruturam os conteúdos disciplinares. Neste artigo procuraremos analisar como o currículo de história a partir do livro didático tende a (re) afirmar as hierarquias entre os gêneros pela maneira como constroi suas narrativas sobre o social e os sujeitos históricos, valorizando os atributos e referenciais masculinos em detrimento dos valores e modos de ser e viver a feminilidade. Para tanto, nos detemos numa análise teórica dos significados atribuídos aos livros didáticos enquanto discursos curriculares e artefatos culturais. |
Keywords: | Ensino de História Gênero Identidade de gênero Hierarquias sociais Currículo de História Livro didático de História Teaching History Gender Gender Identity Social Hierarchies History Curriculum History Textbook |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE HISTÓRIA COMO ARTEFATO DE GÊNERO - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdf | Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006. | 179.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.