Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O currículo escolar se configura no âmbito da educação como um artefato da cultura, e de modo mais específico, como um artefato de gênero à medida que a sua estrutura, não só no que se refere aos conteúdos, mas também no modo como tende a disciplinar o processo de escolarização, acaba por favorecer a hegemonia do valores e representações que enaltecem o masculinos e a heterossexualidade enquanto modelos perseguidos pela educação e balizados pelas meta-narrativas que estruturam os conteúdos disciplinares. Neste artigo procuraremos analisar como o currículo de história a partir do livro didático tende a (re) afirmar as hierarquias entre os gêneros pela maneira como constroi suas narrativas sobre o social e os sujeitos históricos, valorizando os atributos e referenciais masculinos em detrimento dos valores e modos de ser e viver a feminilidade. Para tanto, nos detemos numa análise teórica dos significados atribuídos aos livros didáticos enquanto discursos curriculares e artefatos culturais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.title | Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T22:58:02Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30 | - |
dc.date.available | 2024-09-30T22:58:02Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Hierarquias sociais | pt_BR |
dc.subject | Currículo de História | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de História | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Gender Identity | pt_BR |
dc.subject | Social Hierarchies | pt_BR |
dc.subject | History Curriculum | pt_BR |
dc.subject | History Textbook | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ANDRADE, Andreza de Oliveira. | - |
dc.creator | BARROS, Ofélia Maria. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching history as a gender artifact: (re)affirming identities and social hierarchies. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Andreza de Oliveira; BARROS, Ofélia Maria. Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE HISTÓRIA COMO ARTEFATO DE GÊNERO - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdf | Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006. | 179.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.