Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO currículo escolar se configura no âmbito da educação como um artefato da cultura, e de modo mais específico, como um artefato de gênero à medida que a sua estrutura, não só no que se refere aos conteúdos, mas também no modo como tende a disciplinar o processo de escolarização, acaba por favorecer a hegemonia do valores e representações que enaltecem o masculinos e a heterossexualidade enquanto modelos perseguidos pela educação e balizados pelas meta-narrativas que estruturam os conteúdos disciplinares. Neste artigo procuraremos analisar como o currículo de história a partir do livro didático tende a (re) afirmar as hierarquias entre os gêneros pela maneira como constroi suas narrativas sobre o social e os sujeitos históricos, valorizando os atributos e referenciais masculinos em detrimento dos valores e modos de ser e viver a feminilidade. Para tanto, nos detemos numa análise teórica dos significados atribuídos aos livros didáticos enquanto discursos curriculares e artefatos culturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleEnsino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173-
dc.date.accessioned2024-09-30T22:58:02Z-
dc.date.available2024-09-30-
dc.date.available2024-09-30T22:58:02Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectHierarquias sociaispt_BR
dc.subjectCurrículo de Históriapt_BR
dc.subjectLivro didático de Históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectGender Identitypt_BR
dc.subjectSocial Hierarchiespt_BR
dc.subjectHistory Curriculumpt_BR
dc.subjectHistory Textbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Andreza de Oliveira.-
dc.creatorBARROS, Ofélia Maria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching history as a gender artifact: (re)affirming identities and social hierarchies.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Andreza de Oliveira; BARROS, Ofélia Maria. Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE HISTÓRIA COMO ARTEFATO DE GÊNERO - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdfEnsino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006.179.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.