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Title: As práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história.
Other Titles: Instructional practices at Lyceo Parahybano (1836-1889): the configuration of teaching plans and the teaching of history.
???metadata.dc.creator???: CURY, Cláudia Engler.
Keywords: Lyceu Paraibano - 1836-1889;Ensino de História - Parahyba do Norte;História da Educação - Paraíba;Práticas instrucionais - Paraíba;Liceu Paraibano - 1836-1889;Paraíba imperial - História da Educação;History Teaching - Parahyba do Norte;History of Education - Paraíba;Instructional Practices - Paraíba;Liceu Paraibano - 1836-1889;Imperial Paraíba - History of Education
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CURY, Cláudia Engler. As práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38171
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo tem como objetivo central analisar aspectos relativos às ações dos legisladores para com a organização das práticas instrucionais que deveriam orientar o cotidiano escolar em uma das instituições de instrução pública secundária mais importante dessa província, o Liceu Paraibano, criado no ano de 1836. As práticas instrucionais foram aqui entendidas como um conjunto de procedimentos que envolviam desde a escolha dos melhores métodos, passando pela organização do tempo escolar, por preocupações com a melhoria das condições de instalações das aulas de ensino secundário e com a aplicação dos métodos punitivos e disciplinares. Imbricado à análise das práticas instrucionais estão as várias formulações dos Planos de Ensino do Liceu e as propostas para o Ensino de História. O corpus documental com o qual trabalhamos são parte de um conjunto de leis e regulamentos sobre a antiga Província da Parahyba do Norte, hoje Estado da Paraíba, selecionado nas Collecções das Leis Provinciais (1835-1889) e publicadas ordinariamente todos os anos . Os Relatórios dos Presidentes de Província e Relatórios dos Diretores da Instrução Pública nos permitiram, entre outras coisas, avaliarmos as dificuldades, os embates políticos e jogos de poderes travados no campo educacional. Os Relatórios dos Diretores da Instrução Pública são peças importantes para a história da educação, especialmente no século XIX, porque por meio deles podemos apreender o ideário de que dispunham as autoridades provinciais para realizar suas críticas e formular propostas de melhoria das condições instrucionais. A pesquisa vem sendo realizada, atualmente, no interior do Grupo de Pesquisa sobre História da Educação na Parahyba Imperial.
Keywords: Lyceu Paraibano - 1836-1889
Ensino de História - Parahyba do Norte
História da Educação - Paraíba
Práticas instrucionais - Paraíba
Liceu Paraibano - 1836-1889
Paraíba imperial - História da Educação
History Teaching - Parahyba do Norte
History of Education - Paraíba
Instructional Practices - Paraíba
Liceu Paraibano - 1836-1889
Imperial Paraíba - History of Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38171
Appears in Collections:Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica

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AS PRÁTICAS INSTRUCIONAIS NO LYCEO PARAHYBANO - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdfAs práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006.177.29 kBAdobe PDFView/Open


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