Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38171
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo central analisar aspectos relativos às ações dos legisladores para com a organização das práticas instrucionais que deveriam orientar o cotidiano escolar em uma das instituições de instrução pública secundária mais importante dessa província, o Liceu Paraibano, criado no ano de 1836. As práticas instrucionais foram aqui entendidas como um conjunto de procedimentos que envolviam desde a escolha dos melhores métodos, passando pela organização do tempo escolar, por preocupações com a melhoria das condições de instalações das aulas de ensino secundário e com a aplicação dos métodos punitivos e disciplinares. Imbricado à análise das práticas instrucionais estão as várias formulações dos Planos de Ensino do Liceu e as propostas para o Ensino de História. O corpus documental com o qual trabalhamos são parte de um conjunto de leis e regulamentos sobre a antiga Província da Parahyba do Norte, hoje Estado da Paraíba, selecionado nas Collecções das Leis Provinciais (1835-1889) e publicadas ordinariamente todos os anos . Os Relatórios dos Presidentes de Província e Relatórios dos Diretores da Instrução Pública nos permitiram, entre outras coisas, avaliarmos as dificuldades, os embates políticos e jogos de poderes travados no campo educacional. Os Relatórios dos Diretores da Instrução Pública são peças importantes para a história da educação, especialmente no século XIX, porque por meio deles podemos apreender o ideário de que dispunham as autoridades provinciais para realizar suas críticas e formular propostas de melhoria das condições instrucionais. A pesquisa vem sendo realizada, atualmente, no interior do Grupo de Pesquisa sobre História da Educação na Parahyba Imperial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.title | As práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história. | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38171 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T22:53:43Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30 | - |
dc.date.available | 2024-09-30T22:53:43Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Lyceu Paraibano - 1836-1889 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História - Parahyba do Norte | pt_BR |
dc.subject | História da Educação - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Práticas instrucionais - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Liceu Paraibano - 1836-1889 | pt_BR |
dc.subject | Paraíba imperial - História da Educação | pt_BR |
dc.subject | History Teaching - Parahyba do Norte | pt_BR |
dc.subject | History of Education - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Instructional Practices - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Liceu Paraibano - 1836-1889 | pt_BR |
dc.subject | Imperial Paraíba - History of Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CURY, Cláudia Engler. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Instructional practices at Lyceo Parahybano (1836-1889): the configuration of teaching plans and the teaching of history. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CURY, Cláudia Engler. As práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38171 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AS PRÁTICAS INSTRUCIONAIS NO LYCEO PARAHYBANO - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdf | As práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006. | 177.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.