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dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo central analisar aspectos relativos às ações dos legisladores para com a organização das práticas instrucionais que deveriam orientar o cotidiano escolar em uma das instituições de instrução pública secundária mais importante dessa província, o Liceu Paraibano, criado no ano de 1836. As práticas instrucionais foram aqui entendidas como um conjunto de procedimentos que envolviam desde a escolha dos melhores métodos, passando pela organização do tempo escolar, por preocupações com a melhoria das condições de instalações das aulas de ensino secundário e com a aplicação dos métodos punitivos e disciplinares. Imbricado à análise das práticas instrucionais estão as várias formulações dos Planos de Ensino do Liceu e as propostas para o Ensino de História. O corpus documental com o qual trabalhamos são parte de um conjunto de leis e regulamentos sobre a antiga Província da Parahyba do Norte, hoje Estado da Paraíba, selecionado nas Collecções das Leis Provinciais (1835-1889) e publicadas ordinariamente todos os anos . Os Relatórios dos Presidentes de Província e Relatórios dos Diretores da Instrução Pública nos permitiram, entre outras coisas, avaliarmos as dificuldades, os embates políticos e jogos de poderes travados no campo educacional. Os Relatórios dos Diretores da Instrução Pública são peças importantes para a história da educação, especialmente no século XIX, porque por meio deles podemos apreender o ideário de que dispunham as autoridades provinciais para realizar suas críticas e formular propostas de melhoria das condições instrucionais. A pesquisa vem sendo realizada, atualmente, no interior do Grupo de Pesquisa sobre História da Educação na Parahyba Imperial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleAs práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38171-
dc.date.accessioned2024-09-30T22:53:43Z-
dc.date.available2024-09-30-
dc.date.available2024-09-30T22:53:43Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLyceu Paraibano - 1836-1889pt_BR
dc.subjectEnsino de História - Parahyba do Nortept_BR
dc.subjectHistória da Educação - Paraíbapt_BR
dc.subjectPráticas instrucionais - Paraíbapt_BR
dc.subjectLiceu Paraibano - 1836-1889pt_BR
dc.subjectParaíba imperial - História da Educaçãopt_BR
dc.subjectHistory Teaching - Parahyba do Nortept_BR
dc.subjectHistory of Education - Paraíbapt_BR
dc.subjectInstructional Practices - Paraíbapt_BR
dc.subjectLiceu Paraibano - 1836-1889pt_BR
dc.subjectImperial Paraíba - History of Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCURY, Cláudia Engler.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInstructional practices at Lyceo Parahybano (1836-1889): the configuration of teaching plans and the teaching of history.pt_BR
dc.identifier.citationCURY, Cláudia Engler. As práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38171pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica

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AS PRÁTICAS INSTRUCIONAIS NO LYCEO PARAHYBANO - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdfAs práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006.177.29 kBAdobe PDFView/Open


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