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Title: A discussão do diferente no livro didático de história.
Other Titles: The discussion of difference in the history textbook.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Ismerina do.
FARIAS, Rosineide Alves de.
Keywords: Livro didático de História;Ensino de História;Indígenas - livro didático de História;Diferença - europeu/índio;Índios - livros didáticos de História;History Textbook;History Teaching;Indigenous People - History Textbook;Difference - European/Indian;Indians - History Textbooks
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Ismerina do; FARIAS, Rosineide Alves de. A discussão do diferente no livro didático de história. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38167
???metadata.dc.description.resumo???: A referida produção é um breve resumo de um seminário apresentado na disciplina do professor Dr. Antônio Clarindo Barbosa de Souza, que ministrou a cadeira: Estudo do livro didático de História, disciplina esta que faz parte da grade curricular do curso de Especialização em Historiografia e ensino de História, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Nosso alvo foi a reflexão sobre a constante necessidade de trabalhar a questão da "diferença", que se faz necessário, não para aboli-Ia, mas para entendê-Ia e desneutralizar as "verdades", principalmente em nossa atuação em sala de aula. A discussão da diferença teve como ponto de partida o conceito de civilização pregado pelo etnocentrismo europeu sobre as nossas sociedades indígenas, assunto geralmente apresentado nos conteúdos da 6a. Série do Ensino Fundamental. Nossos objetivos foram: Entender o conceito de civilização, levando em consideração a denominação bárbara, utilizada no Império Romano para classificar o "diferente"; Perceber o "diferente", sob a perspectiva da imposição cultural e civilizatória, impostas pelos europeus que vieram colonizar o Brasil; Discutir a civilização como base para a dominação e aculturação (língua e religião) empregadas pelos portugueses no Brasil Selvagem. Para isso pesquisamos em três livros didáticos, e analisamos como os autores trabalham a questão da diferença europeu/índio. Depois de expostos os discursos utilizados nos livros, fazemos a abertura para uma discussão do que seria o diferente para os alunos e como esta diferença pode interferir na visão dos dois grupos distintos que se encontraram na "nova terra", denominada Brasil. Fazendo alguns questionamentos para que a ideia de civilização seja percebida como pressupostos para dominação e aculturação das sociedades indígenas.
Keywords: Livro didático de História
Ensino de História
Indígenas - livro didático de História
Diferença - europeu/índio
Índios - livros didáticos de História
History Textbook
History Teaching
Indigenous People - History Textbook
Difference - European/Indian
Indians - History Textbooks
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38167
Appears in Collections:Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica

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A DISCUSSÃO DO DIFERENTE - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdfA discussão do diferente no livro didático de história. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006.111.09 kBAdobe PDFView/Open


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