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dc.description.resumoA referida produção é um breve resumo de um seminário apresentado na disciplina do professor Dr. Antônio Clarindo Barbosa de Souza, que ministrou a cadeira: Estudo do livro didático de História, disciplina esta que faz parte da grade curricular do curso de Especialização em Historiografia e ensino de História, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Nosso alvo foi a reflexão sobre a constante necessidade de trabalhar a questão da "diferença", que se faz necessário, não para aboli-Ia, mas para entendê-Ia e desneutralizar as "verdades", principalmente em nossa atuação em sala de aula. A discussão da diferença teve como ponto de partida o conceito de civilização pregado pelo etnocentrismo europeu sobre as nossas sociedades indígenas, assunto geralmente apresentado nos conteúdos da 6a. Série do Ensino Fundamental. Nossos objetivos foram: Entender o conceito de civilização, levando em consideração a denominação bárbara, utilizada no Império Romano para classificar o "diferente"; Perceber o "diferente", sob a perspectiva da imposição cultural e civilizatória, impostas pelos europeus que vieram colonizar o Brasil; Discutir a civilização como base para a dominação e aculturação (língua e religião) empregadas pelos portugueses no Brasil Selvagem. Para isso pesquisamos em três livros didáticos, e analisamos como os autores trabalham a questão da diferença europeu/índio. Depois de expostos os discursos utilizados nos livros, fazemos a abertura para uma discussão do que seria o diferente para os alunos e como esta diferença pode interferir na visão dos dois grupos distintos que se encontraram na "nova terra", denominada Brasil. Fazendo alguns questionamentos para que a ideia de civilização seja percebida como pressupostos para dominação e aculturação das sociedades indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleA discussão do diferente no livro didático de história.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38167-
dc.date.accessioned2024-09-30T22:40:17Z-
dc.date.available2024-09-30-
dc.date.available2024-09-30T22:40:17Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivro didático de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectIndígenas - livro didático de Históriapt_BR
dc.subjectDiferença - europeu/índiopt_BR
dc.subjectÍndios - livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectHistory Textbookpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectIndigenous People - History Textbookpt_BR
dc.subjectDifference - European/Indianpt_BR
dc.subjectIndians - History Textbookspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Ismerina do.-
dc.creatorFARIAS, Rosineide Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe discussion of difference in the history textbook.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ismerina do; FARIAS, Rosineide Alves de. A discussão do diferente no livro didático de história. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38167pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica

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A DISCUSSÃO DO DIFERENTE - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdfA discussão do diferente no livro didático de história. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006.111.09 kBAdobe PDFView/Open


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