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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Este trabalho visa problematizar as narrativas sobre o comércio de escravizados, especificamente os modos de preparação, transporte e acomodação dos homens, mulheres e crianças nas embarcações que vinham de Angola e Costa da Mina para a Capitania de Pernambuco em meados do século XVIII. Desde o centenário da abolição, em 1988, e com advento de novas epistemologias no campo da história, o debate sobre a escravização de homens e mulheres de origem africanas, vem ganhando fôlego, e se mostrando necessárias na retomada de histórias que resumem as violências sofridas pelos seres humanos no escravismo moderno. Pensar sobre a instituição da escravização negra é refletir todo arcabouço que instrumentalizava, o comércio de homens, mulheres e crianças africanas. Uma dessas instrumentalizações era eficiência e lucratividade deste comércio para coroa e mercadores que perpassava por uma legislação que ordenasse, primeiramente, a arquitetura e estrutura das embarcações; a acomodação dos sujeitos escravizados, a tripulação; os mantimentos para viagem e a travessia do Atlântico. Para tal, o Império Português em 1684 promulgou o Regulamento das Arqueações que deu base para a legislação do comércio de escravizados. Esta lei regulamentava a quantidade de pessoas escravizadas que poderiam ser transportadas, a partir da tonelagem das embarcações. Desta forma, a lei era um arcabouço jurídico para limitar a superlotação das embarcações, e consequentemente as possíveis mortes de homens e mulheres negras. A partir do uso das fontes disponibilizadas digitalmente pelo Arquivo Histórico Ultramarino Português, perscrutamos a prática no transporte de escravos e a legislação das arqueações. Para tanto, utilizamos o conceito de “estratégia” e “tática” postulados por Michel de Certeau (1988), a proposta por Jorge Larrosa (2002) em refletir sobre a “experiência” dos escravizados e também o conceito de “subalterno”, refletido por Agata Bloch (2022). Ao longo da pesquisa verificou-se diferenças e contradições no processo da implementação da legislação portuguesa acerca da arqueação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.title | Império Ultramarino Português e a Lei das Arqueações: as condições do transporte de escravizados de Angola e Costa da Mina para Pernambuco em meados do século XVIII. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38110 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T15:31:42Z | - |
dc.date.available | 2024-09-27 | - |
dc.date.available | 2024-09-27T15:31:42Z | - |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Império Ultramarino Português | pt_BR |
dc.subject | Lei das Arqueações | pt_BR |
dc.subject | Transporte de escravizados - Angola - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Navio negreiro | pt_BR |
dc.subject | História do Brasil colônia | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Sistema de arqueação | pt_BR |
dc.subject | Transporte de africanos - Brasil colônia | pt_BR |
dc.subject | Pessoas escravizadas - transporte | pt_BR |
dc.subject | Capitania de Pernambuco - lei das arqueações | pt_BR |
dc.subject | Costa da Mina e Angola - transporte de escravizados | pt_BR |
dc.subject | Comércio transatlântico de escravos | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Overseas Empire | pt_BR |
dc.subject | Tonnation Law | pt_BR |
dc.subject | Transportation of slaves - Angola - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Slave ship | pt_BR |
dc.subject | History of colonial Brazil | pt_BR |
dc.subject | History of Africa | pt_BR |
dc.subject | Tonnation system | pt_BR |
dc.subject | Transportation of Africans - colonial Brazil | pt_BR |
dc.subject | Enslaved people - transportation | pt_BR |
dc.subject | Captaincy of Pernambuco - tonnage law | pt_BR |
dc.subject | Costa da Mina and Angola - transportation of slaves | pt_BR |
dc.subject | Transatlantic slave trade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | VIEIRA, Erykles Natanael de Lima. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Portuguese Overseas Empire and the Tonnage Law: the conditions for the transportation of slaves from Angola and the Mina Coast to Pernambuco in the mid-18th century. | pt_BR |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Erykles Natanael de Lima. Império Ultramarino Português e a Lei das Arqueações: as condições do transporte de escravizados de Angola e Costa da Mina para Pernambuco em meados do século XVIII. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-297-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38110 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
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