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dc.description.resumoEste trabalho visa problematizar as narrativas sobre o comércio de escravizados, especificamente os modos de preparação, transporte e acomodação dos homens, mulheres e crianças nas embarcações que vinham de Angola e Costa da Mina para a Capitania de Pernambuco em meados do século XVIII. Desde o centenário da abolição, em 1988, e com advento de novas epistemologias no campo da história, o debate sobre a escravização de homens e mulheres de origem africanas, vem ganhando fôlego, e se mostrando necessárias na retomada de histórias que resumem as violências sofridas pelos seres humanos no escravismo moderno. Pensar sobre a instituição da escravização negra é refletir todo arcabouço que instrumentalizava, o comércio de homens, mulheres e crianças africanas. Uma dessas instrumentalizações era eficiência e lucratividade deste comércio para coroa e mercadores que perpassava por uma legislação que ordenasse, primeiramente, a arquitetura e estrutura das embarcações; a acomodação dos sujeitos escravizados, a tripulação; os mantimentos para viagem e a travessia do Atlântico. Para tal, o Império Português em 1684 promulgou o Regulamento das Arqueações que deu base para a legislação do comércio de escravizados. Esta lei regulamentava a quantidade de pessoas escravizadas que poderiam ser transportadas, a partir da tonelagem das embarcações. Desta forma, a lei era um arcabouço jurídico para limitar a superlotação das embarcações, e consequentemente as possíveis mortes de homens e mulheres negras. A partir do uso das fontes disponibilizadas digitalmente pelo Arquivo Histórico Ultramarino Português, perscrutamos a prática no transporte de escravos e a legislação das arqueações. Para tanto, utilizamos o conceito de “estratégia” e “tática” postulados por Michel de Certeau (1988), a proposta por Jorge Larrosa (2002) em refletir sobre a “experiência” dos escravizados e também o conceito de “subalterno”, refletido por Agata Bloch (2022). Ao longo da pesquisa verificou-se diferenças e contradições no processo da implementação da legislação portuguesa acerca da arqueação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleImpério Ultramarino Português e a Lei das Arqueações: as condições do transporte de escravizados de Angola e Costa da Mina para Pernambuco em meados do século XVIII.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38110-
dc.date.accessioned2024-09-27T15:31:42Z-
dc.date.available2024-09-27-
dc.date.available2024-09-27T15:31:42Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectImpério Ultramarino Portuguêspt_BR
dc.subjectLei das Arqueaçõespt_BR
dc.subjectTransporte de escravizados - Angola - Pernambucopt_BR
dc.subjectNavio negreiropt_BR
dc.subjectHistória do Brasil colôniapt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectSistema de arqueaçãopt_BR
dc.subjectTransporte de africanos - Brasil colôniapt_BR
dc.subjectPessoas escravizadas - transportept_BR
dc.subjectCapitania de Pernambuco - lei das arqueaçõespt_BR
dc.subjectCosta da Mina e Angola - transporte de escravizadospt_BR
dc.subjectComércio transatlântico de escravospt_BR
dc.subjectPortuguese Overseas Empirept_BR
dc.subjectTonnation Lawpt_BR
dc.subjectTransportation of slaves - Angola - Pernambucopt_BR
dc.subjectSlave shippt_BR
dc.subjectHistory of colonial Brazilpt_BR
dc.subjectHistory of Africapt_BR
dc.subjectTonnation systempt_BR
dc.subjectTransportation of Africans - colonial Brazilpt_BR
dc.subjectEnslaved people - transportationpt_BR
dc.subjectCaptaincy of Pernambuco - tonnage lawpt_BR
dc.subjectCosta da Mina and Angola - transportation of slavespt_BR
dc.subjectTransatlantic slave tradept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Erykles Natanael de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePortuguese Overseas Empire and the Tonnage Law: the conditions for the transportation of slaves from Angola and the Mina Coast to Pernambuco in the mid-18th century.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Erykles Natanael de Lima. Império Ultramarino Português e a Lei das Arqueações: as condições do transporte de escravizados de Angola e Costa da Mina para Pernambuco em meados do século XVIII. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-297-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38110pt_BR
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