Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882
Title: | As charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. |
Other Titles: | Cartoons and cartoons as non-institutional languages in everyday classroom life. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. |
Keywords: | Charges;Ensino de História;Linguagem visual - ensino de História;Iconografias humorísticas - ensino de História;Recurso didático - charges;Recurso didático - cartoons;Cartoons;History Teaching;Visual language - History teaching;Humorous iconography - History teaching;Teaching resource - cartoons |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. As charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Tendo em vista que convivemos no cotidiano social com uma diversidade de linguagens visuais como: outdoor, quadrinhos, charges e cartoons. No entanto em relação aos aspectos metodológicos, como também enquanto texto visual, a escola ainda não faz uso desse potencial. Assim, diante da constatação da ausência efetiva destas linguagens, no cotidiano da sala de aula, nos propusemos a identificar as modalidades de uso das iconografias humorísticas, no ensino da história. O objetivo foi apresentar as potencialidades metodológicas deste recurso, no processo ensino aprendizagem, dando visualidade através de temáticas históricas e sociais, potencializadas pelos cronistas dos traços. Obtivemos resultados que vieram enriquecer os processos de re(leitura), quando o educador através do cômico, da ironia e da sátira evidenciou a contribuição e validade, destes textos ao serem apropriados a partir da discursividade e intertextualidade inerente as mesmas. |
Keywords: | Charges Ensino de História Linguagem visual - ensino de História Iconografias humorísticas - ensino de História Recurso didático - charges Recurso didático - cartoons Cartoons History Teaching Visual language - History teaching Humorous iconography - History teaching Teaching resource - cartoons |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AS CHARGES E CARTOONS COMO LINGUAGENS - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdf | As charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008. | 217.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.