Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Tendo em vista que convivemos no cotidiano social com uma diversidade de linguagens visuais como: outdoor, quadrinhos, charges e cartoons. No entanto em relação aos aspectos metodológicos, como também enquanto texto visual, a escola ainda não faz uso desse potencial. Assim, diante da constatação da ausência efetiva destas linguagens, no cotidiano da sala de aula, nos propusemos a identificar as modalidades de uso das iconografias humorísticas, no ensino da história. O objetivo foi apresentar as potencialidades metodológicas deste recurso, no processo ensino aprendizagem, dando visualidade através de temáticas históricas e sociais, potencializadas pelos cronistas dos traços. Obtivemos resultados que vieram enriquecer os processos de re(leitura), quando o educador através do cômico, da ironia e da sátira evidenciou a contribuição e validade, destes textos ao serem apropriados a partir da discursividade e intertextualidade inerente as mesmas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | As charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T17:56:59Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20 | - |
dc.date.available | 2024-09-20T17:56:59Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Charges | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Linguagem visual - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Iconografias humorísticas - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático - charges | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático - cartoons | pt_BR |
dc.subject | Cartoons | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Visual language - History teaching | pt_BR |
dc.subject | Humorous iconography - History teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching resource - cartoons | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Cartoons and cartoons as non-institutional languages in everyday classroom life. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. As charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AS CHARGES E CARTOONS COMO LINGUAGENS - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdf | As charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008. | 217.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.