Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37879
Title: | A Literatura, fonte primária para o Ensino de História da África. |
Other Titles: | Literature, primary source for teaching African History. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Stéphanie Monick Zumba de. SOUZA NETO, José Maria Gomes de. |
Keywords: | História da África;Literatura africana;Fonte primária;Ensino de HIstória da África - Brasil;Lei 10.639/03 - ensino de História da África;History of Africa;African literature;Primary source;Teaching of History of Africa - Brazil;Law 10.639/03 - teaching of History of Africa |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Stéphanie Monick Zumba de; SOUZA NETO, José Maria Gomes de. A Literatura, fonte primária para o Ensino de História da África. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37879 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Com a aprovação da lei 10.639/03, tornou-se obrigatório o ensino da História da África e dos afros-descendentes, esta obrigatoriedade gerou nos meios escolares e acadêmicos inquietações a professores, alunos e pesquisadores. Como começar a ensinar, o que ensinar e como ensinar uma História da África, diante da complexidade, ou mesmo do despreparo acadêmico dos profissionais da área de história, sobre a História da África, visto que esta disciplina não consta no currículo de muitas graduações de história. Propõe-se além de uma análise das determinações da obrigatoriedade desta lei, uma abordagem das literaturas antigas africanas, as quais servem de fonte primária para as aulas, uma vez que não se possui estudos prolongados, nem acessíveis nas maiorias dos livros didáticos em quase todas as Escolas brasileira. Propõe-se que se leve a teoria da história para dentro da sala-de-aula, mostrando aos alunos a escassez das fontes, e como é possível construir uma História da África a partir do que cataloga-se como fonte, sendo estas 3 na medida do possível 3 distintas, para uma análise abrangente da temática. A partir dessas questões, o presente artigo propõe expor metodologias para se levar a História da África para dentro da sala-de-aula; a partir de suas fontes primárias, ou seja, suas literaturas. Não só pela obrigatoriedade da lei, mas pela relevância que a África possui como palco das ações humanas e pelas profundas relações que se guardou e que se transplantou na imagem física dos brasileiros, que foram guardadas com este continente. |
Keywords: | História da África Literatura africana Fonte primária Ensino de HIstória da África - Brasil Lei 10.639/03 - ensino de História da África History of Africa African literature Primary source Teaching of History of Africa - Brazil Law 10.639/03 - teaching of History of Africa |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37879 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A LITERATURA, FONTE PRIMÁRIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdf | A Literatura, fonte primária para o Ensino de História da África. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008 | 121.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.