Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868
Title: | Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. |
Other Titles: | Historical culture and coexistence: contextualization of teaching and (re)signification of the semi-arid region. |
???metadata.dc.creator???: | FARIAS, Ana Elizabete Moreira de. |
Keywords: | Cultura histórica;Ensino de História;Convivência com o semiárido - educação;Cultura escolar;Historical culture;History teaching;Living with the semi-arid region - education;School culture |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FARIAS, Ana Elizabete Moreira de. Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A proposta desse artigo é levantar uma breve discussão acerca dos temas: cultura histórica, cultura escolar e convivência com o Semi-Árido. Pretendemos, no primeiro momento, problematizar a emergência do debate em torno das concepções de cultura histórica, no sentido de apreender a sua contribuição para a ampliação dos horizontes dos estudiosos. A referida discussão possibilitará pensar o ensino e a cultura escolar 3 segunda parte do artigo 3 como construtora de um novo paradigma para a pesquisa histórica. Neste sentido, as concepções de Chervel e Dominique Julia serão importantes para mostrar que a escola engloba vários saberes e torna-se lugar de produção de conhecimentos pertinentes. E, a partir daí, demonstraremos como a educação para a convivência com o Semi-Árido é uma prática social e histórica que explicita novos caminhos paradigmáticos podendo contribuir para mudanças significativas no ensino de um modo geral. |
Keywords: | Cultura histórica Ensino de História Convivência com o semiárido - educação Cultura escolar Historical culture History teaching Living with the semi-arid region - education School culture |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CULTURA HISTÓRICA E CONVIVÊNCIA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2008.pdf | Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2008 | 123.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.