Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A proposta desse artigo é levantar uma breve discussão acerca dos temas: cultura histórica, cultura escolar e convivência com o Semi-Árido. Pretendemos, no primeiro momento, problematizar a emergência do debate em torno das concepções de cultura histórica, no sentido de apreender a sua contribuição para a ampliação dos horizontes dos estudiosos. A referida discussão possibilitará pensar o ensino e a cultura escolar 3 segunda parte do artigo 3 como construtora de um novo paradigma para a pesquisa histórica. Neste sentido, as concepções de Chervel e Dominique Julia serão importantes para mostrar que a escola engloba vários saberes e torna-se lugar de produção de conhecimentos pertinentes. E, a partir daí, demonstraremos como a educação para a convivência com o Semi-Árido é uma prática social e histórica que explicita novos caminhos paradigmáticos podendo contribuir para mudanças significativas no ensino de um modo geral. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T23:53:30Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19 | - |
dc.date.available | 2024-09-19T23:53:30Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Cultura histórica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Convivência com o semiárido - educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Historical culture | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Living with the semi-arid region - education | pt_BR |
dc.subject | School culture | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FARIAS, Ana Elizabete Moreira de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Historical culture and coexistence: contextualization of teaching and (re)signification of the semi-arid region. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FARIAS, Ana Elizabete Moreira de. Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CULTURA HISTÓRICA E CONVIVÊNCIA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2008.pdf | Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2008 | 123.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.