Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37860
Title: | “Uma faca de dois gumes”: o uso das “relações didáticas” e a presença do anacronismo na prática pedagógica do professor de história. |
Other Titles: | “A double-edged sword”: the use of “didactic relations” and the presence of anachronism in the pedagogical practice of the history teacher. |
???metadata.dc.creator???: | COSTA, Kêlia Raquel Bezerra da. ALVES, Graciane Maria Morais. OSÓRIO, Maria Cecília Pereira. |
Keywords: | Professor de História;Anacronismo;Relações didáticas;Ensino de História;Prática de ensino - História;History Teacher;Anachronism;Didactic relations;History Teaching;Teaching practice - History |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | COSTA, Kêlia Raquel Bezerra da; ALVES, Graciane Maria Morais; OSÓRIO, Maria Cecília Pereira. “Uma faca de dois gumes”: o uso das “relações didáticas” e a presença do anacronismo na prática pedagógica do professor de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37860 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste texto estaremos levantando algumas análises em relação ao vasto e “complexo” campo denominado área do ensino. Para tanto, seguiremos o seguinte viés: No primeiro momento elencaremos alguns pontos que consideramos relevante em afinidade ao fluxo adotado pelo ensino de História nas últimas décadas. Em seguida, enfocaremos a prática pedagógica do professor de História dando evidência também a algumas apropriações utilizadas pelos professores em sala de aula, tais como: metáforas, analogias, exemplificações, isto é, “as relações didáticas”. |
Keywords: | Professor de História Anacronismo Relações didáticas Ensino de História Prática de ensino - História History Teacher Anachronism Didactic relations History Teaching Teaching practice - History |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37860 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
“UMA FACA DE DOIS GUMES” - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2008.pdf | “Uma faca de dois gumes”: o uso das “relações didáticas” e a presença do anacronismo na prática pedagógica do professor de história. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2008. | 91.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.