Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37731
Title: | Ação para racionalizar o uso de combustíveis na agricultura. |
Other Titles: | Action to rationalize the use of fuels in agriculture. |
???metadata.dc.creator???: | FINCH, Edwin O. BRANDINI, Adhemar. |
Keywords: | Combustíveis na agricultura;Energia na agricultura - combustíveis;Agricultura - combustíveis;Mecanização agrícola - combustíveis;Consumo de combustíveis - agricultura;Fuels in agriculture;Energy in agriculture - fuels;Agriculture - fuels;Agricultural mechanization - fuels;Fuel consumption - agriculture |
Issue Date: | 1979 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FINCH, Edwin O; BRANDINI, Adhemar. Ação para racionalizar o uso de combustíveis na agricultura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Seção Temática: Energia na agricultura. Campina Grande - PB, 9., 1979. Anais [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal da Paraíba, 1980. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37731 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A mecanização da agricultura brasileira é relativamente recente. Em 1960 iniciou-se a fabricação de tratores no Pais. Anteriormente àquela data, estimasse a existência de cerca de 75.000 tratores, sendo hoje, raros os tratores importados a inda em uso. Considerando o uso normal e a vida média de um trator agrícola, na ausência de um Censo Agrícola mais preciso, pode se estimar que cerca de 510.000 tratores (BRANDINI et a 1i i, 1979) estão em funcionamento a serviço da agricultura brasileira. Soma-se a estes, cerca de 1*1*.000 colhedeiras combinadas automotrizes, quase totalidade produzidas pela indústria nacional. As melhores estimativas, quanto ao consumo de combustíveis, para tal par que de máquinas agrícolas, elevam-se a 1.700.000 toneladas de óleo diesel, o que representa cerca de 12% do total nacional de consumo de tal derivado do petróleo Observa-se, por outro lado, que tem sido muito pequena a contribuição da pesquisa e desenvolvimento nesta área da Engenharia Agrícola no País para o conhecimento de parâmetros básicos de dinâmica dos solos para a otimização da seleção de implementos agrícolas e seleção do conjunto trator-implemento adequado a cada tipo de solo. Sabe-se que o uso impróprio de um implemento ou da seleção trator-implemento pode acarretar um drástico aumento no consumo de combustível, até a ordem de 50% a mais daquele quando há uma seleção adequada do conjunto. Dada ã crescente preocupação dos órgãos do governo para enfrentar, racionalmente, a crise energética oriunda da crise do petróleo, urge a adoção de medidas que busquem reduzir o consumo dos combustíveis derivados do petróleo, quer por redução dos consumos específicos, quer por substituição dos mesmos por combustíveis de outras fontes alternativas. No caso específico da mecanização agrícola, recomenda-se as medidas que se seguem, para racionalizar o uso de combustíveis na agricultura. |
Keywords: | Combustíveis na agricultura Energia na agricultura - combustíveis Agricultura - combustíveis Mecanização agrícola - combustíveis Consumo de combustíveis - agricultura Fuels in agriculture Energy in agriculture - fuels Agriculture - fuels Agricultural mechanization - fuels Fuel consumption - agriculture |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia Agrícola. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37731 |
Appears in Collections: | Volume 2 - Seção Técnica 4: Energia na Agricultura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AÇÃO PARA RACIONALIZAR O USO DE COMBUSTÍVEIS NA AGRICULTURA - EVENTOS CBEA V.II ENERGIA NA AGRICULTURA UFCG 1979.pdf | Ação para racionalizar o uso de combustíveis na agricultura. - Eventos CBEA V. II Energia na Agricultura UFCG 1979. | 3.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.