Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37731
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA mecanização da agricultura brasileira é relativamente recente. Em 1960 iniciou-se a fabricação de tratores no Pais. Anteriormente àquela data, estimasse a existência de cerca de 75.000 tratores, sendo hoje, raros os tratores importados a inda em uso. Considerando o uso normal e a vida média de um trator agrícola, na ausência de um Censo Agrícola mais preciso, pode se estimar que cerca de 510.000 tratores (BRANDINI et a 1i i, 1979) estão em funcionamento a serviço da agricultura brasileira. Soma-se a estes, cerca de 1*1*.000 colhedeiras combinadas automotrizes, quase totalidade produzidas pela indústria nacional. As melhores estimativas, quanto ao consumo de combustíveis, para tal par que de máquinas agrícolas, elevam-se a 1.700.000 toneladas de óleo diesel, o que representa cerca de 12% do total nacional de consumo de tal derivado do petróleo Observa-se, por outro lado, que tem sido muito pequena a contribuição da pesquisa e desenvolvimento nesta área da Engenharia Agrícola no País para o conhecimento de parâmetros básicos de dinâmica dos solos para a otimização da seleção de implementos agrícolas e seleção do conjunto trator-implemento adequado a cada tipo de solo. Sabe-se que o uso impróprio de um implemento ou da seleção trator-implemento pode acarretar um drástico aumento no consumo de combustível, até a ordem de 50% a mais daquele quando há uma seleção adequada do conjunto. Dada ã crescente preocupação dos órgãos do governo para enfrentar, racionalmente, a crise energética oriunda da crise do petróleo, urge a adoção de medidas que busquem reduzir o consumo dos combustíveis derivados do petróleo, quer por redução dos consumos específicos, quer por substituição dos mesmos por combustíveis de outras fontes alternativas. No caso específico da mecanização agrícola, recomenda-se as medidas que se seguem, para racionalizar o uso de combustíveis na agricultura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Agrícola.pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.titleAção para racionalizar o uso de combustíveis na agricultura.pt_BR
dc.date.issued1979-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37731-
dc.date.accessioned2024-09-13T15:16:08Z-
dc.date.available2024-09-13-
dc.date.available2024-09-13T15:16:08Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCombustíveis na agriculturapt_BR
dc.subjectEnergia na agricultura - combustíveispt_BR
dc.subjectAgricultura - combustíveispt_BR
dc.subjectMecanização agrícola - combustíveispt_BR
dc.subjectConsumo de combustíveis - agriculturapt_BR
dc.subjectFuels in agriculturept_BR
dc.subjectEnergy in agriculture - fuelspt_BR
dc.subjectAgriculture - fuelspt_BR
dc.subjectAgricultural mechanization - fuelspt_BR
dc.subjectFuel consumption - agriculturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFINCH, Edwin O.-
dc.creatorBRANDINI, Adhemar.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAction to rationalize the use of fuels in agriculture.pt_BR
dc.identifier.citationFINCH, Edwin O; BRANDINI, Adhemar. Ação para racionalizar o uso de combustíveis na agricultura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Seção Temática: Energia na agricultura. Campina Grande - PB, 9., 1979. Anais [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal da Paraíba, 1980. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37731pt_BR
Appears in Collections:Volume 2 - Seção Técnica 4: Energia na Agricultura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AÇÃO PARA RACIONALIZAR O USO DE COMBUSTÍVEIS NA AGRICULTURA - EVENTOS CBEA V.II ENERGIA NA AGRICULTURA UFCG 1979.pdfAção para racionalizar o uso de combustíveis na agricultura. - Eventos CBEA V. II Energia na Agricultura UFCG 1979.3.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.