Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37718
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, J. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Patrício José Félix da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, P. J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421886341832591pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1889-5274pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como principal objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura com o intuito de investigar pesquisas já realizadas que abordam os jogos como estratégias para o processo de ensino e aprendizagem de matemática, no ensino fundamental anos finais. A revisão foi realizada com o objetivo de trabalhar o conteúdo das operações básicas da matemática, pois trata-se de um conteúdo de bastante relevância tanto no âmbito escolar como no cotidiano da nossa sociedade. A pesquisa foi realizada no site de pesquisa: Periódicos da Capes, no qual utilizando alguns critérios e procedimentos pré-estabelecidos, para inclusão ou exclusão de trabalhos, foram retornados 25 artigos para análise. Através dessa revisão foi possível mapear vários jogos para o ensino da matemática, relacionados ao conteúdo das operações básicas da matemática e as respectivas séries do ensino fundamental que podem ser utilizados, formando um banco de dados de apoio aos docentes que pretendem utilizar metodologias de ensino mais dinâmicas e menos tradicionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Naturezapt_BR
dc.titleRecomposição da aprendizagem através de jogos matemáticos para o ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura.pt_BR
dc.date.issued2024-04-09-
dc.description.abstractThe main objective of this article is to carry out a Systematic Literature Review with the aim of investigating research already carried out that addresses games as strategies for the process of teaching and learning mathematics in primary education in the final years. The review was carried out with the aim of working on the content of basic mathematical operations, as this is content that is very relevant both at school and in everyday life in our society. The research was carried out on the research website: Periódicos da Capes, in which, using some pre-established criteria and procedures, for inclusion or exclusion of works, 25 articles were returned for analysis. Through this review, it was possible to map several games for teaching mathematics, related to the content of basic mathematics operations and the respective elementary school grades that can be used, forming a database to support teachers who intend to use more advanced teaching methodologies. dynamic and less traditional. Keywords: Systematic Literature Review; Elementary Education;pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37718-
dc.date.accessioned2024-09-09T21:23:38Z-
dc.date.available2024-09-09-
dc.date.available2024-09-09T21:23:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectRecomposição da aprendizagempt_BR
dc.subjectRecurso didático – jogos matemáticospt_BR
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectMathematical gamespt_BR
dc.subjectRecomposition of learningpt_BR
dc.subjectTeaching resource – mathematical gamespt_BR
dc.subjectSystematic literature reviewpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Joseane do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRecomposing learning through mathematical games for elementary education: a systematic literature review.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Joseane do Nascimento. Recomposição da aprendizagem através de jogos matemáticos para o ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura. 2024. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37718pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEANE DO NASCIMENTO SANTOS - TCC ESP. CIENCIAS DA NATUREZA CDSA 2024..pdfJoseane do Nascimento Santos. - TCC Esp. Ciências da Natureza CDSA 2024742.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.