Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689
Title: | Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. |
Other Titles: | Rural, indigenous and quilombola education and its interfaces with mathematics education. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Aldinete Silvino de. |
Keywords: | Educação matemática;Educação escolar indígena;Educação escolar quilombola;Educação do Campo;Mathematical education;Indigenous school education;Quilombola school education;Rural education |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Aldinete Silvino de. Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. In: 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2024. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Apresentamos resultados das pesquisas que versam sobre a Educação Matemática em contextos da Educação do Campo, Indígena e Quilombola, publicadas em março de 2023 na edição especial da Revista Eletrônica de Educação Matemática (Revemat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A discussão faz parte da programação de uma Mesa-Redonda do 6º Sipemat e tem por objetivo refletir sobre as interfaces da Educação Matemática em contextos afirmativos, bem como discutir sobre as possibilidades de luta e resistência por uma Educação Matemática que atenda a finalidade de um projeto de educação emancipatória, reivindicado por movimentos sociais de povos e comunidades tradicionais. O corpus da análise foi constituído por 17 artigos que tratam sobre práticas socioculturais de comunidades tracionais, ensino de matemática em contextos específicos e a formação de professoras(es) de matemática. As discussões dos trabalhos reafirmam as múltiplas possibilidades de estabelecer interfaces entre a Educação Matemática e a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e despertam o interesse por novas pesquisas que possam aprofundar e ampliar as interfaces da Educação Matemática em contextos de políticas afirmativas. |
Keywords: | Educação matemática Educação escolar indígena Educação escolar quilombola Educação do Campo Mathematical education Indigenous school education Quilombola school education Rural education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO DO CAMPO, INDÍGENA E QUILOMBOLA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2024.pdf | Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. - Anais de Evento CDSA 2024 | 120.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.