Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Apresentamos resultados das pesquisas que versam sobre a Educação Matemática em contextos da Educação do Campo, Indígena e Quilombola, publicadas em março de 2023 na edição especial da Revista Eletrônica de Educação Matemática (Revemat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A discussão faz parte da programação de uma Mesa-Redonda do 6º Sipemat e tem por objetivo refletir sobre as interfaces da Educação Matemática em contextos afirmativos, bem como discutir sobre as possibilidades de luta e resistência por uma Educação Matemática que atenda a finalidade de um projeto de educação emancipatória, reivindicado por movimentos sociais de povos e comunidades tradicionais. O corpus da análise foi constituído por 17 artigos que tratam sobre práticas socioculturais de comunidades tracionais, ensino de matemática em contextos específicos e a formação de professoras(es) de matemática. As discussões dos trabalhos reafirmam as múltiplas possibilidades de estabelecer interfaces entre a Educação Matemática e a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e despertam o interesse por novas pesquisas que possam aprofundar e ampliar as interfaces da Educação Matemática em contextos de políticas afirmativas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.title | Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T19:14:11Z | - |
dc.date.available | 2024-09-05 | - |
dc.date.available | 2024-09-05T19:14:11Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Mathematical education | pt_BR |
dc.subject | Indigenous school education | pt_BR |
dc.subject | Quilombola school education | pt_BR |
dc.subject | Rural education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Aldinete Silvino de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Rural, indigenous and quilombola education and its interfaces with mathematics education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Aldinete Silvino de. Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. In: 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2024. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO DO CAMPO, INDÍGENA E QUILOMBOLA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2024.pdf | Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. - Anais de Evento CDSA 2024 | 120.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.