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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567
Title: | O corpo virtualizado do ciberjogador. |
Other Titles: | The virtualized body of the cyberplayer. |
???metadata.dc.creator???: | ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. FREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de. |
Keywords: | Jogos virtuais;Corpo virtualizado;Ciberjogador;Virtualização esportiva midiática;Análise de Conteúdo - Bardin;Jogo eletrônico;Mídia eletrônica;Virtual games;Virtualized body;Cyberplayer;Media sports virtualization;Content Analysis - Bardin;Electronic game;Electronic media |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; FREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de. O Corpo Virtualizado do Ciberjogador. In: CATUZZO, Maria Teresa; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. (Org.). Fazer e Pensar Ciência em Educação Física - Livro I. 1ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 267-287. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Os novos paradigmas para o movimento humano, que emergem da virtualização esportiva midiática, conduzem ao entendimento de um corpo multifacetado que, tanto no esporte telespetáculo como na prática real e/ou virtual, demonstra conhecer as vivências esportivas na cibercultura. O objetivo deste capítulo é investigar o corpo relacionado à virtualização esportiva midiática. A metodologia qualitativa descritiva de campo - entrevistas semiestruturadas com trinta atores sociais, entre llelS anos de idade, do Ensino Fundamental II de duas escolas da rede pública e privada do estado da Paraíba e dados tratados através da Análise de Conteúdo de Bardin -, possibilitou a criação de quadros categóricos analíticos, que conduziram à construção de diagramas. Os resultados apontaram que o gosto de consumo midiático esportivo encontra-se relacionado ao jogo eletrônico, à internet e à televisão. É possível inferir o poder desses espetáculos midiáticos na constituição da cultura esportiva contemporânea, bem como na cultura corporal de movimento, pois as crianças congregam elementos da cultura em suas brincadeiras. Conclui-se que a conformação cultural das novas gerações na cibercultura conduz à incorporação de conceitos atuais e formas de vivências esportivas marcadas pela reprodução espetacuiarizada do esporte na mídia eletrônica e nas formas virtuais que os jogos esportivos trazem. |
Keywords: | Jogos virtuais Corpo virtualizado Ciberjogador Virtualização esportiva midiática Análise de Conteúdo - Bardin Jogo eletrônico Mídia eletrônica Virtual games Virtualized body Cyberplayer Media sports virtualization Content Analysis - Bardin Electronic game Electronic media |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação Física. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567 |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
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O CORPO VIRTUALIZADO DO CIBERJOGADOR - CAP. DE LIVRO CDSA 2012..pdf | O corpo virtualizado do ciberjogador. - Cap . de Livro CDSA 2012 | 5.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
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