Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoOs novos paradigmas para o movimento humano, que emergem da virtualização esportiva midiática, conduzem ao entendimento de um corpo multifacetado que, tanto no esporte telespetáculo como na prática real e/ou virtual, demonstra conhecer as vivências esportivas na cibercultura. O objetivo deste capítulo é investigar o corpo relacionado à virtualização esportiva midiática. A metodologia qualitativa descritiva de campo - entrevistas semiestruturadas com trinta atores sociais, entre llelS anos de idade, do Ensino Fundamental II de duas escolas da rede pública e privada do estado da Paraíba e dados tratados através da Análise de Conteúdo de Bardin -, possibilitou a criação de quadros categóricos analíticos, que conduziram à construção de diagramas. Os resultados apontaram que o gosto de consumo midiático esportivo encontra-se relacionado ao jogo eletrônico, à internet e à televisão. É possível inferir o poder desses espetáculos midiáticos na constituição da cultura esportiva contemporânea, bem como na cultura corporal de movimento, pois as crianças congregam elementos da cultura em suas brincadeiras. Conclui-se que a conformação cultural das novas gerações na cibercultura conduz à incorporação de conceitos atuais e formas de vivências esportivas marcadas pela reprodução espetacuiarizada do esporte na mídia eletrônica e nas formas virtuais que os jogos esportivos trazem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Física.pt_BR
dc.titleO corpo virtualizado do ciberjogador.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567-
dc.date.accessioned2024-08-29T19:03:33Z-
dc.date.available2024-08-29-
dc.date.available2024-08-29T19:03:33Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectJogos virtuaispt_BR
dc.subjectCorpo virtualizadopt_BR
dc.subjectCiberjogadorpt_BR
dc.subjectVirtualização esportiva midiáticapt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectMídia eletrônicapt_BR
dc.subjectVirtual gamespt_BR
dc.subjectVirtualized bodypt_BR
dc.subjectCyberplayerpt_BR
dc.subjectMedia sports virtualizationpt_BR
dc.subjectContent Analysis - Bardinpt_BR
dc.subjectElectronic gamept_BR
dc.subjectElectronic mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.creatorFREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe virtualized body of the cyberplayer.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; FREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de. O Corpo Virtualizado do Ciberjogador. In: CATUZZO, Maria Teresa; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. (Org.). Fazer e Pensar Ciência em Educação Física - Livro I. 1ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 267-287. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CORPO VIRTUALIZADO DO CIBERJOGADOR - CAP. DE LIVRO CDSA 2012..pdfO corpo virtualizado do ciberjogador. - Cap . de Livro CDSA 20125.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.