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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Os novos paradigmas para o movimento humano, que emergem da virtualização esportiva midiática, conduzem ao entendimento de um corpo multifacetado que, tanto no esporte telespetáculo como na prática real e/ou virtual, demonstra conhecer as vivências esportivas na cibercultura. O objetivo deste capítulo é investigar o corpo relacionado à virtualização esportiva midiática. A metodologia qualitativa descritiva de campo - entrevistas semiestruturadas com trinta atores sociais, entre llelS anos de idade, do Ensino Fundamental II de duas escolas da rede pública e privada do estado da Paraíba e dados tratados através da Análise de Conteúdo de Bardin -, possibilitou a criação de quadros categóricos analíticos, que conduziram à construção de diagramas. Os resultados apontaram que o gosto de consumo midiático esportivo encontra-se relacionado ao jogo eletrônico, à internet e à televisão. É possível inferir o poder desses espetáculos midiáticos na constituição da cultura esportiva contemporânea, bem como na cultura corporal de movimento, pois as crianças congregam elementos da cultura em suas brincadeiras. Conclui-se que a conformação cultural das novas gerações na cibercultura conduz à incorporação de conceitos atuais e formas de vivências esportivas marcadas pela reprodução espetacuiarizada do esporte na mídia eletrônica e nas formas virtuais que os jogos esportivos trazem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Física. | pt_BR |
dc.title | O corpo virtualizado do ciberjogador. | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T19:03:33Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29 | - |
dc.date.available | 2024-08-29T19:03:33Z | - |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.subject | Jogos virtuais | pt_BR |
dc.subject | Corpo virtualizado | pt_BR |
dc.subject | Ciberjogador | pt_BR |
dc.subject | Virtualização esportiva midiática | pt_BR |
dc.subject | Análise de Conteúdo - Bardin | pt_BR |
dc.subject | Jogo eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Mídia eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Virtual games | pt_BR |
dc.subject | Virtualized body | pt_BR |
dc.subject | Cyberplayer | pt_BR |
dc.subject | Media sports virtualization | pt_BR |
dc.subject | Content Analysis - Bardin | pt_BR |
dc.subject | Electronic game | pt_BR |
dc.subject | Electronic media | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. | - |
dc.creator | FREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The virtualized body of the cyberplayer. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; FREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de. O Corpo Virtualizado do Ciberjogador. In: CATUZZO, Maria Teresa; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. (Org.). Fazer e Pensar Ciência em Educação Física - Livro I. 1ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 267-287. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567 | pt_BR |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
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O CORPO VIRTUALIZADO DO CIBERJOGADOR - CAP. DE LIVRO CDSA 2012..pdf | O corpo virtualizado do ciberjogador. - Cap . de Livro CDSA 2012 | 5.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
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