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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517
Title: | Educação física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais: estudos das legislações pertinentes. |
Other Titles: | Physical education and school inclusion of people with special needs: studies of relevant legislation. |
???metadata.dc.creator???: | ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. LIMA, Rosangela de Araújo. FREITAS, Clara Maria Monteiro Silvestre de. |
Keywords: | Educação física escolar;Portadores de necessidades especiais;Inclusão escolar - educação física;Legislação - educação física escolar especial;Physical education at school;People with special needs;School inclusion - physical education;Legislation - special physical education at school |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; LIMA, Rosangela de Araújo ; FREITAS, Clara Maria Monteiro Silvestre de. Educação Física e Inclusão Escolar de Pessoas com necessidades especiais: estudo das legislações pertinentes. In: II CNEF - Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, 2008, Recife. Anais do 2º Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008. p. 322-344. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo objetivou debater sobre o novo paradigma da inclusão examinando a importância do lúdico enquanto domínio da Educação Física, para o desenvolvimento infantil especial bem como identificando e analisando as leis, decretos e resoluções, que fundamentam e direcionam o processo de inclusão escolar no âmbito da Educação Física. A metodologia adotada foi a descritiva bibliográfica/documental, onde o foco da análise recaiu na Educação Física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais. O desenho analítico recaiu principalmente no estudo das legislações pertinentes ao tema, tais como: Constituição Federal de 1988, Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Fisica, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, entre outras; Foi possível concluir, que os dispositivos politico-filosóficos possibilitam estabelecer o horizonte das políticas educacionais, de modo que se assegure a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade no processo educativo. |
Keywords: | Educação física escolar Portadores de necessidades especiais Inclusão escolar - educação física Legislação - educação física escolar especial Physical education at school People with special needs School inclusion - physical education Legislation - special physical education at school |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação Física. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
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