Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO estudo objetivou debater sobre o novo paradigma da inclusão examinando a importância do lúdico enquanto domínio da Educação Física, para o desenvolvimento infantil especial bem como identificando e analisando as leis, decretos e resoluções, que fundamentam e direcionam o processo de inclusão escolar no âmbito da Educação Física. A metodologia adotada foi a descritiva bibliográfica/documental, onde o foco da análise recaiu na Educação Física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais. O desenho analítico recaiu principalmente no estudo das legislações pertinentes ao tema, tais como: Constituição Federal de 1988, Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Fisica, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, entre outras; Foi possível concluir, que os dispositivos politico-filosóficos possibilitam estabelecer o horizonte das políticas educacionais, de modo que se assegure a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade no processo educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Física.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEducação física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais: estudos das legislações pertinentes.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517-
dc.date.accessioned2024-08-27T22:50:38Z-
dc.date.available2024-08-27-
dc.date.available2024-08-27T22:50:38Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPortadores de necessidades especiaispt_BR
dc.subjectInclusão escolar - educação físicapt_BR
dc.subjectLegislação - educação física escolar especialpt_BR
dc.subjectPhysical education at schoolpt_BR
dc.subjectPeople with special needspt_BR
dc.subjectSchool inclusion - physical educationpt_BR
dc.subjectLegislation - special physical education at schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.creatorLIMA, Rosangela de Araújo.-
dc.creatorFREITAS, Clara Maria Monteiro Silvestre de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePhysical education and school inclusion of people with special needs: studies of relevant legislation.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; LIMA, Rosangela de Araújo ; FREITAS, Clara Maria Monteiro Silvestre de. Educação Física e Inclusão Escolar de Pessoas com necessidades especiais: estudo das legislações pertinentes. In: II CNEF - Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, 2008, Recife. Anais do 2º Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008. p. 322-344. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO ESCOLAR - ANAIS DE EVENTO CDSA 2008.pdfEducação física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais: estudos das legislações pertinentes. - Anais de Evento CDSA 2008239.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.