Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O estudo objetivou debater sobre o novo paradigma da inclusão examinando a importância do lúdico enquanto domínio da Educação Física, para o desenvolvimento infantil especial bem como identificando e analisando as leis, decretos e resoluções, que fundamentam e direcionam o processo de inclusão escolar no âmbito da Educação Física. A metodologia adotada foi a descritiva bibliográfica/documental, onde o foco da análise recaiu na Educação Física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais. O desenho analítico recaiu principalmente no estudo das legislações pertinentes ao tema, tais como: Constituição Federal de 1988, Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Fisica, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, entre outras; Foi possível concluir, que os dispositivos politico-filosóficos possibilitam estabelecer o horizonte das políticas educacionais, de modo que se assegure a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade no processo educativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Física. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Educação física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais: estudos das legislações pertinentes. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-27T22:50:38Z | - |
dc.date.available | 2024-08-27 | - |
dc.date.available | 2024-08-27T22:50:38Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Portadores de necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar - educação física | pt_BR |
dc.subject | Legislação - educação física escolar especial | pt_BR |
dc.subject | Physical education at school | pt_BR |
dc.subject | People with special needs | pt_BR |
dc.subject | School inclusion - physical education | pt_BR |
dc.subject | Legislation - special physical education at school | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. | - |
dc.creator | LIMA, Rosangela de Araújo. | - |
dc.creator | FREITAS, Clara Maria Monteiro Silvestre de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Physical education and school inclusion of people with special needs: studies of relevant legislation. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; LIMA, Rosangela de Araújo ; FREITAS, Clara Maria Monteiro Silvestre de. Educação Física e Inclusão Escolar de Pessoas com necessidades especiais: estudo das legislações pertinentes. In: II CNEF - Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, 2008, Recife. Anais do 2º Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008. p. 322-344. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO ESCOLAR - ANAIS DE EVENTO CDSA 2008.pdf | Educação física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais: estudos das legislações pertinentes. - Anais de Evento CDSA 2008 | 239.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.