Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37485
Title: Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Other Titles: Literacy practices in multi-graded classrooms in the context of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC).
Prácticas de alfabetización en clase multigrado enel contexto del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Apropiada (PNAIC).
???metadata.dc.creator???: SÁ, Carolina Figueiredo de.
PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves.
Keywords: Alfabetização;Práticas de alfabetização;Turmas multisseriadas;Formação continuada de professores;Análise de Conteúdo - Bardin;Teoria da psicogênese da língua escrita;Psicogênese da língua escrita;Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC;Literacy;Literacy practices;Multigrade classes;Continuing teacher training;Content Analysis - Bardin;Theory of psychogenesis of written language;Psychogenesis of written language;National Literacy Program at the Right Age - PNAIC;Alfabetismo;Prácticas de alfabetización;Clases multigrado;Formación docente continua;Análisis de contenido - Bardin;Teoría de la psicogénesis del lenguaje escrito.;Psicogénesis del lenguaje escrito.;Programa Nacional de Alfabetización en la Edad Correcta - PNAIC
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SÁ, Carolina Figueiredo de; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 11, p. 215-241, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37485
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo de caso teve como objetivo geral analisar as práticas de alfabetização em uma turma multisseriada do campo por professora participante do PNAIC. Como procedimentos metodológicos, realizamos observações de aula e entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2002). Procedemos à avaliação diagnóstica da turma com escrita de palavras, analisadas com base na teoria da Psicogênese da Língua Escrita e realizamos análise documental dos cadernos de formação do PNAIC - Educação do Campo (edição 2013). Percebemos algumas “marcas” do PNAIC ao longo das observações, principalmente da ordem do pedagógico (CHARTIER, 2002) no trabalho com os livros de literatura, jogos de alfabetização e na apropriação da metodologia de projetos e sequências didáticas.
Abstract: This case study aimed to analyze the literacy practices in a multi-graded rural classroom of a PNAIC participating teacher. As methodological procedures, we conducted classroom observations and semi-structured interviews, analysed through Bardin’s (2002) content analysis. We carried out a diagnostic class evaluation through written words, which were analyzed based on the theory of Psychogenesis of written language, and document analysis of PNAIC education notebooks - Rural Education (2013 edition). We noticed some “marks” of PNAIC during the observations, particularly concerning to the pedagogical perspective (CHARTIER, 2002) in working with literature books, literacy games and the appropriation of methodological appropriation of projects and didactic sequences.
???metadata.dc.description.resumen???: Este estudio de caso tuvo como objetivo general analizar las prácticas de alfabetización en una clase multigrado rural por una profesora participante del PNAIC. Como procedimientos metodológicos realizamos observaciones de clase y entrevistas semiestructuradas, analizadas a partir del Análisis de Contenido de Bardin (2002). Procedimos a la evaluación diagnóstica de la clase a partir del análisis de escritura de palabras, con base en la teoría de la Psicogénesis de la Lengua Escrita. Además, realizamos análisis documental de los cuadernos de formación del PNAIC – Educación Rural (edición 2013). Percibimos algunas “marcas” del PNAIC a lo largo de las observaciones, principalmente de orden pedagógico (CHARTIER, 2002), en el trabajo con los libros de literatura, juegos de alfabetización y en la apropiación de la metodología de proyectos y secuencias didácticas.
Keywords: Alfabetização
Práticas de alfabetização
Turmas multisseriadas
Formação continuada de professores
Análise de Conteúdo - Bardin
Teoria da psicogênese da língua escrita
Psicogênese da língua escrita
Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Literacy
Literacy practices
Multigrade classes
Continuing teacher training
Content Analysis - Bardin
Theory of psychogenesis of written language
Psychogenesis of written language
National Literacy Program at the Right Age - PNAIC
Alfabetismo
Prácticas de alfabetización
Clases multigrado
Formación docente continua
Análisis de contenido - Bardin
Teoría de la psicogénesis del lenguaje escrito.
Psicogénesis del lenguaje escrito.
Programa Nacional de Alfabetización en la Edad Correcta - PNAIC
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37485
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMA MULTISSERIADA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2015..pdfPráticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). - Artigo de Periódico CDSA 2015685.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.