Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste estudo de caso teve como objetivo geral analisar as práticas de alfabetização em uma turma multisseriada do campo por professora participante do PNAIC. Como procedimentos metodológicos, realizamos observações de aula e entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2002). Procedemos à avaliação diagnóstica da turma com escrita de palavras, analisadas com base na teoria da Psicogênese da Língua Escrita e realizamos análise documental dos cadernos de formação do PNAIC - Educação do Campo (edição 2013). Percebemos algumas “marcas” do PNAIC ao longo das observações, principalmente da ordem do pedagógico (CHARTIER, 2002) no trabalho com os livros de literatura, jogos de alfabetização e na apropriação da metodologia de projetos e sequências didáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePráticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis case study aimed to analyze the literacy practices in a multi-graded rural classroom of a PNAIC participating teacher. As methodological procedures, we conducted classroom observations and semi-structured interviews, analysed through Bardin’s (2002) content analysis. We carried out a diagnostic class evaluation through written words, which were analyzed based on the theory of Psychogenesis of written language, and document analysis of PNAIC education notebooks - Rural Education (2013 edition). We noticed some “marks” of PNAIC during the observations, particularly concerning to the pedagogical perspective (CHARTIER, 2002) in working with literature books, literacy games and the appropriation of methodological appropriation of projects and didactic sequences.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37485-
dc.date.accessioned2024-08-23T18:49:33Z-
dc.date.available2024-08-23-
dc.date.available2024-08-23T18:49:33Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPráticas de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTurmas multisseriadaspt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectTeoria da psicogênese da língua escritapt_BR
dc.subjectPsicogênese da língua escritapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAICpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteracy practicespt_BR
dc.subjectMultigrade classespt_BR
dc.subjectContinuing teacher trainingpt_BR
dc.subjectContent Analysis - Bardinpt_BR
dc.subjectTheory of psychogenesis of written languagept_BR
dc.subjectPsychogenesis of written languagept_BR
dc.subjectNational Literacy Program at the Right Age - PNAICpt_BR
dc.subjectAlfabetismopt_BR
dc.subjectPrácticas de alfabetizaciónpt_BR
dc.subjectClases multigradopt_BR
dc.subjectFormación docente continuapt_BR
dc.subjectAnálisis de contenido - Bardinpt_BR
dc.subjectTeoría de la psicogénesis del lenguaje escrito.pt_BR
dc.subjectPsicogénesis del lenguaje escrito.pt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Alfabetización en la Edad Correcta - PNAICpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.creatorPESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy practices in multi-graded classrooms in the context of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC).pt_BR
dc.title.alternativePrácticas de alfabetización en clase multigrado enel contexto del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Apropiada (PNAIC).pt_BR
dc.identifier.citationSÁ, Carolina Figueiredo de; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 11, p. 215-241, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37485pt_BR
dc.description.resumenEste estudio de caso tuvo como objetivo general analizar las prácticas de alfabetización en una clase multigrado rural por una profesora participante del PNAIC. Como procedimientos metodológicos realizamos observaciones de clase y entrevistas semiestructuradas, analizadas a partir del Análisis de Contenido de Bardin (2002). Procedimos a la evaluación diagnóstica de la clase a partir del análisis de escritura de palabras, con base en la teoría de la Psicogénesis de la Lengua Escrita. Además, realizamos análisis documental de los cuadernos de formación del PNAIC – Educación Rural (edición 2013). Percibimos algunas “marcas” del PNAIC a lo largo de las observaciones, principalmente de orden pedagógico (CHARTIER, 2002), en el trabajo con los libros de literatura, juegos de alfabetización y en la apropiación de la metodología de proyectos y secuencias didácticas.pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMA MULTISSERIADA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2015..pdfPráticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). - Artigo de Periódico CDSA 2015685.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.