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dc.creator.IDGUERRA, T. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7712378845863409pt_BR
dc.contributor.advisor1LESKE, Ariela Diniz Cordeiro.
dc.contributor.advisor1IDLESKE, A. D. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3597964998395390pt_BR
dc.contributor.advisor2NASCIMENTO, Jean dos Santos.
dc.contributor.advisor2IDNASCIMENTO, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714760485634533pt_BR
dc.description.resumoUm call center é um canal interativo remoto ou virtual entre empresas e clientes, que for-nece atendimento receptivo, ativo e misto. Com a evolução dos modelos de gestão, as call centers se adaptaram para traçar o perfil dos consumidores, visando à fidelização de clientes. O setor de telecomunicações se especializou em clima organizacional que propicia inovação na aplicação de feedback, treinamentos e melhorias dos sistemas tecnológicos dos softwares, otimizando a interação com os clientes e os processos. A motivação dos funcionários é afetada pelas condições de trabalho, como problemas técnicos ou inade-quação de ferramentas, influenciando na produtividade. Implantar um serviço de call center eficiente traz benefícios tanto para empresas quanto para clientes, proporcionando uma relação mais eficaz e flexível, redução de custos operacionais, maior alcance de clientes e personalização no atendimento. A tecnologia implantada nas call centers é essencial para acompanhar a demanda e impactar a produtividade do trabalho. A inovação é fundamental para impulsionar a produtividade, melhorar processos e oferecer vantagens competitivas às empresas. A automação de processos pode reduzir custos, aumentar a eficiência e possibilitar a entrada de empresas menores em mercados restritos. No entanto, a automação também pode trazer desafios, como o desemprego tecnológico, a disparidade salarial e a necessidade de políticas públicas para mitigar esses problemas. A presente pesquisa tem como objetivo analisar alguma tecnologia implantada que auxiliasse na demanda das call centers. Como objetivo específico, estudar se essa implantação tecnológica gera impactos na produtividade do trabalho sob a analise de alguns indicares do centro de atendimento como feedback, taxa de abandono, treinamento e quantidade de chamadas atendidas. Adotou-se uma abordagem quantitativa exploratória, analisando dados de indicadores de desempenho das call centers e aplicando regressão quantílica para analisar o impacto da tecnologia na produtividade. Os resultados apontam que o treinamento, feedback e taxa de abandono influenciam a produtividade do trabalho, e a automação de processos pode impactar positivamente a eficiência e a qualidade do atendimento nas call centers. Sugere-se a realização de estudos futuros para aprofundar a análise e explorar outros indicadores de produtividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEconomiapt_BR
dc.titleOs avanços tecnológicos nas call center’s e seu impacto na produtividade do trabalho.pt_BR
dc.date.issued2024-05-24
dc.description.abstractA call center is a remote or virtual interactive channel between companies and customers, which provides inbound, active and mixed service. With the evolution of management models, call centers have adapted to profile consumers, aiming to build customer loyalty. The telecommunications sector specializes in an organizational climate that promotes innovation in the application of feedback, training and improvements to technological software systems, optimizing interaction with customers and processes. Employee motivation is affected by working conditions, such as technical problems or inadequate tools, influencing productivity. Implementing an efficient call center service brings benefits to both companies and customers, providing a more effective and flexible relationship, reduced operational costs, greater customer reach and personalized service. The technology implemented in call centers is essential to keep up with demand and impact work productivity. Innovation is essential to boost productivity, improve processes and offer competitive advantages to companies. Process automation can reduce costs, increase efficiency and enable smaller companies to enter restricted markets. However, automation can also bring challenges, such as technological unemployment, wage disparity and the need for public policies to mitigate these problems. This research aims to analyze some technology implemented that would assist in the demand of call centers. As a specific objective, to study whether this technological implementation generates impacts on work productivity by analyzing some call center indicators such as feedback, abandonment rate, training and number of calls answered. An exploratory quantitative approach was adopted, analyzing call center performance indicator data and applying quantile regression to analyze the impact of technology on productivity. The results indicate that training, feedback and abandonment rate influence work productivity, and process automation can positively impact the efficiency and quality of service in call centers. It is suggested that future studies be carried out to deepen the analysis and explore other productivity indicators.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37357
dc.date.accessioned2024-08-16T19:53:18Z
dc.date.available2024-08-16
dc.date.available2024-08-16T19:53:18Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectCall Center – Tecnologia e Produtividadept_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectAutomação de Processospt_BR
dc.subjectEconomypt_BR
dc.subjectCall Center – Technology and Productivitypt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectProcess Automationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGUERRA, Thalya Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnological advances in call centers and their impact on labor produc-tivity.pt_BR
dc.identifier.citationGUERRA, Thalya Silva. Os avanços tecnológicos nas call center’s e seu impacto na produtividade do trabalho. 39 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas e Finanças) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37357pt_BR
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