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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37345
Title: | Descolonizando o saber: cruzamentos formativos entre São José da Mata e a Rainha da Borborema ao legado de Abdias do Nascimento (2003-2023). |
Other Titles: | Decolonizing knowledge: formative intersections between São José da Mata and the Queen of Borborema to the legacy of Abdias do Nascimento (2003-2023). |
???metadata.dc.creator???: | FARIAS, Ebonny Marques de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ARAUJO, Manuela Aguiar Damião de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
Keywords: | Eurocentrismo;Currículo Afrocentrado;Negritude;Pensamento Decolonial;Eurocentrism;Afrocentric Curriculum;Decolonial Thought |
Issue Date: | 4-Jun-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FARIAS, Ebonny Marques de. Descolonizando o saber: cruzamentos formativos entre São José da Mata e a Rainha da Borborema ao legado de Abdias do Nascimento (2003-2023). 63 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37345 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho, é o resultado do meu período de prática de ensino em sala de aula, enquanto graduanda do curso de licenciatura em História, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, no período correspondente a 23.2, na Escola Cidadã Integral José Miguel Leão. Para além disso, apresento a minha trajetória relacionada ao meu processo de escolarização na cidade de Campina Grande – PB e a sua contribuição para a minha construção crítica social. Busco através desse trabalho, analisar as práticas educacionais utilizadas durante a minha formação no ensino básico e superior. Para a realização deste trabalho, foi utilizada como fonte de análise as obras “O Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado” (1978), “O Quilombismo: uma filosofia de resistência negra” (1980) de Abdias do Nascimento e o jornal “A voz da Raça” órgão da Frente Negra Brasileira – FNB. |
Abstract: | This work is the result of my period of teaching practice in the classroom, as an undergra-duate student of the History course, at the Federal University of Campina Grande - UFCG, in the period corresponding to 23.2, at the José Miguel Leão Integral Citizen School. In addition, I present my trajectory related to my schooling process in the city of Campina Grande - PB and its contribution to my critical social construction. Through this work, I seek to analyze the educational practices used during my training in basic and higher education. To carry out this work, the works “The Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo máscarado” (1978), “O Quilombismo: uma filosofia de resistência negra” (1980) by Abdias do Nascimento and the newspaper “A voz da Raça” (A Voice of the Race) organ of the Frente Negra Brasileira - FNB were used as sources of analysis. |
Keywords: | Eurocentrismo Currículo Afrocentrado Negritude Pensamento Decolonial Eurocentrism Afrocentric Curriculum Decolonial Thought |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37345 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
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