Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337
Title: | A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. |
Other Titles: | The “Decentering” of the subject and the centrality of culture: reflections on the social function of school for the formation of new generations. |
???metadata.dc.creator???: | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. SILVA, Camila Marques da. |
Keywords: | Escola - função social;Cultura;Identidade de sujeitos - descentralização;Centralidade da cultura - sujeito;School - social function;Culture;Identity of subjects - decentralization;Centrality of culture - subject |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Camila Marques da. A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, Campina Grande. Anais… Campina Grande, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Um dos grandes impactos sociais emergentes na pós-modernidade é descentralização da identidade dos sujeitos. Estas que por muito tempo estabilizaram o mundo social estão em declínio, abrindo espaço para novas identificações e fragmentando o indivíduo moderno que, até então, era tido como estabilizado e unificado. Durante muitos séculos a humanidade foi constituída por sociedades de seres humanos engessados, com sua identidade completamente centrada, unificada, completa e, deveras, incoerente. No entanto, as mudanças estruturais (referentes a gênero, raça, classe social, sexualidade, nacionalidade etc) emergentes no final do século XX, vêm abalar a ideia que o homem tem de si próprio como sujeito integrado. Esse movimento é apresentado por Stuart Hall (2011) como “descentração” do sujeito (tanto do seu lugar no mundo social e cultural como de si mesmo). |
Keywords: | Escola - função social Cultura Identidade de sujeitos - descentralização Centralidade da cultura - sujeito School - social function Culture Identity of subjects - decentralization Centrality of culture - subject |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A “DESCENTRAÇÃO” DO SUJEITO E A CENTRALIDADE DA CULTURA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2014.pdf | A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. - Anais de Evento CDSA 2014 | 101.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.