Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Um dos grandes impactos sociais emergentes na pós-modernidade é descentralização da identidade dos sujeitos. Estas que por muito tempo estabilizaram o mundo social estão em declínio, abrindo espaço para novas identificações e fragmentando o indivíduo moderno que, até então, era tido como estabilizado e unificado. Durante muitos séculos a humanidade foi constituída por sociedades de seres humanos engessados, com sua identidade completamente centrada, unificada, completa e, deveras, incoerente. No entanto, as mudanças estruturais (referentes a gênero, raça, classe social, sexualidade, nacionalidade etc) emergentes no final do século XX, vêm abalar a ideia que o homem tem de si próprio como sujeito integrado. Esse movimento é apresentado por Stuart Hall (2011) como “descentração” do sujeito (tanto do seu lugar no mundo social e cultural como de si mesmo). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T17:43:53Z | - |
dc.date.available | 2024-08-15 | - |
dc.date.available | 2024-08-15T17:43:53Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Escola - função social | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Identidade de sujeitos - descentralização | pt_BR |
dc.subject | Centralidade da cultura - sujeito | pt_BR |
dc.subject | School - social function | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Identity of subjects - decentralization | pt_BR |
dc.subject | Centrality of culture - subject | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. | - |
dc.creator | SILVA, Camila Marques da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The “Decentering” of the subject and the centrality of culture: reflections on the social function of school for the formation of new generations. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Camila Marques da. A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, Campina Grande. Anais… Campina Grande, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A “DESCENTRAÇÃO” DO SUJEITO E A CENTRALIDADE DA CULTURA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2014.pdf | A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. - Anais de Evento CDSA 2014 | 101.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.