Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
Title: | Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. |
Other Titles: | Reflecting on financial education based on teachers’ conceptions: social and methodological implications. |
???metadata.dc.creator???: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. SILVA, Aline Cordeiro da. |
Keywords: | Educação financeira;Formação crítica - matemática financeira;Matemática financeira;Matemática contextualizada;Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira;Formação matemática;Ensino fundamental - educação financeira;Financial education;Critical training - financial mathematics;Financial mathematics;Contextualized mathematics;Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education;Mathematical training;Elementary school - financial education |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam |
Keywords: | Educação financeira Formação crítica - matemática financeira Matemática financeira Matemática contextualizada Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira Formação matemática Ensino fundamental - educação financeira Financial education Critical training - financial mathematics Financial mathematics Contextualized mathematics Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education Mathematical training Elementary school - financial education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2018.pdf | Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. - Artigo de Evento CDSA 2018 | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.