Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.title | Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T16:28:14Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12 | - |
dc.date.available | 2024-08-12T16:28:14Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Formação crítica - matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Matemática contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Formação matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Financial education | pt_BR |
dc.subject | Critical training - financial mathematics | pt_BR |
dc.subject | Financial mathematics | pt_BR |
dc.subject | Contextualized mathematics | pt_BR |
dc.subject | Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education | pt_BR |
dc.subject | Mathematical training | pt_BR |
dc.subject | Elementary school - financial education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. | - |
dc.creator | SILVA, Aline Cordeiro da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflecting on financial education based on teachers’ conceptions: social and methodological implications. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2018.pdf | Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. - Artigo de Evento CDSA 2018 | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.