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Title: Seleção lexical em manchetes de páginas jornalísticas do Instagram sobre o tratamento da COVID-19.
Other Titles: Lexical selection in headlines of Instagram news pages about the treatment of COVID-19.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Paulo César da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NEVES, José Herbertt Florencio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOULA, Laura Dourado Régis.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREIRE, Evanielle Lima.
Keywords: Seleção Lexical;Interação Verbal;Domínio Jornalístico;Redes Sociais - Pandemia da COVID-19;Linguística Aplicada;Lexical Selection;Verbal Interaction;Journalistic Domain;Social Networks - COVID-19 Pandemic;Applied Linguistics
Issue Date: 14-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Paulo César da. Seleção lexical em manchetes de páginas jornalísticas do Instagram sobre o tratamento da COVID-19. 2023. 59 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: De acordo com Antunes (2012) e Neves (2020), as palavras funcionam como pistas de contextualização do ponto de vista defendido no texto. Elas revelam, nesse sentido, funções, caracterizações e estratégias semântico-lexicais na organização de determinados textos. Sob essa ótica, direcionando-nos aos textos do domínio jornalístico, consideramos que a escolha de palavras diz muito sobre a intenção argumentativa do texto. À vista disso, este estudo objetivou investigar como páginas jornalísticas de orientação política antagônica construíram um campo lexical sobre o tratamento precoce contra a Covid-19. Assim, para alcançarmos esse objetivo maior, identificamos o ponto de vista revelado nas manchetes, interpretando os efeitos de sentido implicados nas classes lexicais dos textos e, em seguida, apontamos os fatores de seleção lexical, considerando os padrões lexicais presentes nas manchetes. Para isso, analisamos oito manchetes jornalísticas, quatro em cada canal voltado para um direcionamento político (direita e esquerda), oriundas de seis páginas jornalísticas do Instagram, a saber: à direita, Jovem Pan, Folha Brasil e Conexão Política; à esquerda, Mídia Ninja, Carta Capital e Catraca Livre. Para fundamentar a pesquisa, apropriamo-nos da perspectiva textual-interativa do léxico (Neves, 2020), dos pressupostos da seleção lexical defendido por Antunes (2012), Biderman (2001), Cardoso (2015) e outros autores pertinentes e dos fatores de seleção lexical, entendidos como as condicionantes das escolhas vocabulares, tendo como principais autores Antunes (2012), Koch e Travaglia (2015) e Marcuschi (2008). Constatamos, como resultados da nossa pesquisa, que as páginas revelam construções lexicais distintas, o que, por sua vez, nos faz concluir que há pontos de vista distintos. Verificamos, ainda, no que diz respeito aos fatores de seleção lexical, que temos o tema como o maior fator de escolha vocabular, haja vista a estratégia lexical da associação semântica.
Abstract: According to Antunes (2012) and Neves (2020), words work as contextualization clues of the point of view defended in the text. They reveal, in this sense, functions, characterizations and semantic- lexical strategies in the organizations of some texts. In this view, orientating to the journalistic domain, we consider that the words’ choice, tell us a lot about the texts’ argumentative intention. Based on that, this study goals investigate how journalistic pages of antagonistic political orientation built a lexical field about the premature treatment against Covid- 19. So, to reach this bigger goal, we identify the point of view revealed in headlines, interpreting the meaning effects implied on the texts’ lexical classes and, then, we point ou the lexical-selection factors, considering lexical patterns presented in the headlines. To achieve that, we analysed eight journalistics headlines, four in each channel oriented to a political direction (right-wing and left-wing) , arising from six journalistics pages on Instagram, they are: right-wing, Jovem Pan, Folha Brasil and Conexão Política; left wing, Mídia Ninja, Carta Capital and Catraca Livre. To fundamentalize the research, we used lexical textual-interactive perspective (Neves, 2020), from the lexical-selection assumptions defended by Antunes (2012). Biderman (2001), Cardoso (2015) and other relevant authors and of the lexical-selection factors, understood as conditionating of the vocabulary choices, having as main authors Antunes (2012), Koch and Travaglia (2015) and Marcuschi (2008). We found as results of our research, that these pages reveal different lexical constructions, which, make us conclude that there are different points of view. We verified, still, what is said about the lexical-selection factors, which we have the topic as a bigger factor of vocabulary choice, behold the lexical strategy of the semantic association.
Keywords: Seleção Lexical
Interação Verbal
Domínio Jornalístico
Redes Sociais - Pandemia da COVID-19
Linguística Aplicada
Lexical Selection
Verbal Interaction
Journalistic Domain
Social Networks - COVID-19 Pandemic
Applied Linguistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37192
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

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