Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NOBREGA, Pedro Ivo Silva da.-
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, P. I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, PEDRO IVO SILVA DA.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092268464023640pt_BR
dc.contributor.referee1CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega-
dc.contributor.referee1IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.referee1IDCORREIA, SUZANNE ÉRICA NÓBREGA.pt_BR
dc.contributor.referee1IDCORREIA, SUZANNE ÉRICA NOBREGA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras.-
dc.contributor.referee2IDNOGUEIRA, G. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee2IDNOGUEIRA, GUSTAVO MAURÍCIO FILGUEIRAS.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6275460548333024pt_BR
dc.description.resumoA comunicação parte do conceito da troca de informações entre pessoas, tornando-se assim, um dos elementos essenciais do sistema organizacional. O Endomarketing é definido como um tipo de marketing voltado ao público interno da empresa, promovendo o engajamento e valorização do funcionário. Assim, o presente trabalho objetiva analisar o processo de comunicação interna e sua relação com o endomarketing em uma doceria na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma abordagem mista através de técnicas qualitativas e quantitativas, utilizando entrevistas e survey para coleta de dados. Para análise dos dados, foram utilizadas a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Dentre os resultados principais, foram vistos que 61,1% dos participantes concordam que as ações do endomarketing são aplicadas na empresa, como treinamentos e diálogo. Todos os participantes concordaram que podem se comunicar de forma aberta com funcionários e proprietários e que a forma de comunicação utilizada na empresa, identificada principalmente como reuniões e comunicação “boca a boca”, funciona bem para a realidade atual e 94,4% concordam que as estratégias de comunicação atuais utilizadas são efetivas. Pode-se concluir que o endomarketing e comunicação interna podem e devem ser engajados pelos gestores da empresa estudada. O estudo pôde contribuir à teoria de endomarketing confirmando a necessidade de motivar e ter um maior envolvimento dos funcionários, aumentando a satisfação do clinte interno. Bem como à teoria de comunicação interna, pode-se perceber a importância da utilização de práticas como reuniões de equipe e o diálogo entre a empresa e os funcionários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleConectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria.pt_BR
dc.date.issued2023-11-08-
dc.description.abstractA communication parte do conceito da troca de informations entre pessoas, tornando-se assim, um dos elementos essencialis do sistema organizacional. About Endomarketing é definito como um tipo de marketing voltado ao público interno da empresa, promovendo o engajamento e valorização do funcionário. Assim, o presente trabalho objetiva analisar o processo de comunication interna e sua relação com o endomarketing em uma doceria na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma anprodão mista atraves de tecniques qualitative and quantitative, using interviews and surveys to collect data. Para analysis dos dados, foram utilizados a analysis de conteño e a estatística descritiva. Dentre os resultados principes, foram vistos que 61.1% dos participants concordam que as ações do endomarketing is applied to the company, as training and dialogue. Todos os participants concordaram que podem se comunicar de forma aberta com funcimientos e owners and que a forma de comunication utilizado na empresa, identificada principamente como résidences e comunication “boca a boca”, funciona bem para a realidade atual e 94.4% concordam que as strategies de communication atuais utilizados são you are effective. Pode-se concluar que o endomarketing e comunication interna podem e devem ser engajados pelos gestores da empresa estudada. O estudo pôde contribuir à teoria de endomarketing confirmando a necesita de motivar e ter um maior envelopment dos funcionamiento, austantamento a sistema do clinte interno. Bem como à teoria de communication internal, pode-se pervader a importancia da utilizado de practica como réunions de equipe e o dialogue between the company and the employees.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184-
dc.date.accessioned2024-08-08T14:02:45Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2024-08-08T14:02:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectSatisfação dos funcionáriospt_BR
dc.subjectClima organizationalpt_BR
dc.subjectComunicación internapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBASTOS, Matheus Rafael.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConnecting endomarketing and internal communication: case study in a doceria.pt_BR
dc.title.alternativeConectando endomarketing e comunicación interna: estudio de caso em uma doceria.pt_BR
dc.identifier.citationBASTOS, Matheus Rafael. Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria. 2023. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184pt_BR
dc.description.resumenA Communication parte do conceito da troca de informations entre pessoas, tornando-se assim, um dos elementos esenciales del sistema organizacional. Acerca del Endomarketing es definitivo como um tipo de marketing voltado al público interno de la empresa, promoviendo o engajamento e valorización del funcionamiento. Así, el presente trabajo analiza objetivamente el proceso de comunicación interna y su relación con el endomarketing en una docente en la ciudad de Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma anprodão mista atraves de tecniques cualitativos y cuantitativos, utilizando entrevistas y encuestas para recopilar datos. Para análisis dos datos, foram utilizados a análisis de contenido y a estadística descritiva. dentro del os resultados principes, foram vistos que 61.1% dos participantes concordam que as ações do El endomarketing se aplica a la empresa, como formación y diálogo. Todos os participantes concordaram que podem se comunicar de forma abierta com funcimientos e propietarios y que a forma de comunicación utilizada na empresa, identificada Principalmente como residencias y comunicación “boca a boca”, funciona bien para a realidade actual y el 94,4% concordam que como estrategias de comunicación atuais utilizadas são eres eficaz. Pode-se concluir que o endomarketing e comunicación interna podem e devem ser engajados pelos gestores da empresa estudada. El estudio podría contribuir a la teoría de endomarketing confirmando a necesita de motivar e ter um maior envolvimiento dos funcionamiento, austantamento a sistema do clinte interno. Bem como teoría de la comunicación. internal, pode-se pervader a importancia da utilizado de practica como réunions de equipe e o diálogo entre la empresa y los empleados.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEUS RAFAEL BASTOS - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2023.pdfMatheus Rafael Bastos - TCC Artigo Administração CH 2023490.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.