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dc.creator.IDMOURA, G. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519222585367779pt_BR
dc.contributor.advisor1TASET, Idelso Espinosa.-
dc.contributor.advisor1IDEspinosa, I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2636005288639730pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Lorena Gois de Lima.-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTE, L. G. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8017793000827253pt_BR
dc.contributor.referee2CAMÊLO, Akyla Mayara Araújo.-
dc.contributor.referee2IDCAMÊLO, Á. M. A.pt_BR
dc.contributor.referee2IDCAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6843606575277435pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar a interação oral entre professor e estudante no processo de ensino-aprendizagem de ELE em um grupo de aprendizes brasileiros do ensino médio em escola pública. Esta pesquisa é guiada pelos conceitos da oralidade (Amor, 1994; Marcuschi, 2003, 2004; Nanun, 2011; Krashen, 1985), Interação Oral (Goffman, 1964, 1967, 1971; Sinclair; Coulthard, 1975; Vygostsky, 1977, 1995; Mehan, 1978; Alberto; Py, 1986), Abordagem ao Ensino de Línguas Estrangeiras (Richards; Odgers, 1983, 1996, 1998; Breen, 1987; Nunan, 1989; Candlin, 1990; Luzón; Sória, 1999; Molina, 2016; Martí, 2017; Ortiz, 2014; Oliveira, 2019). Os dados foram obtidos através observações de aula que foram gravadas com gravador de voz e transcritas ao final, questionário e entrevista. Os resultados mostraram que nas aulas de espanhol como língua estrangeiro, é dado tratamento inadequado ao desenvolvimento da oralidade em decorrência da uso excessivo do português pelo professor que, além disso, se apropria da maior parte do turnos de fala, o que deixa pouco espaço para os alunos elaborarem discursos significativos na língua alvo. Este trabalho contou com as autorizações pertinentes e necessárias para a Comite de Ética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleAnálisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.pt_BR
dc.date.issued2024-05-16-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the oral interaction between teacher and student in the teaching-learning process of ELE in a group of Brazilian learners of secondary education in a public school. This research is guided by the concepts of orality (Amor, 1994; Marcuschi, 2003, 2004; Nanun, 2011; Krashen, 1985), Interaction Oral (Goffman, 1964, 1967, 1971; Sinclair; Coulthard, 1975; Vygostsky, 1977, 1995; Mehan, 1978; Albert; Py, 1986), Approach to Foreign Language Teaching (Richards; Odgers, 1983, 1996, 1998; Breen, 1987; Nunan, 1989; Candlin, 1990; Luzon; Soria, 1999; Molina, 2016; Martí, 2017; Ortiz, 2014; Oliveira, 2019). The data was obtained through class observations that were recorded with a voice recorder and transcribed at the end, questionnaire and interview. The results showed that in Spanish as a language classes foreigner, inadequate treatment is given to the development of orality as a result of excessive use of Portuguese by the teacher who, in addition, appropriates most of the speaking turns, which leaves little room for students to craft meaningful speeches in the target language. This work had the relevant and necessary authorizations for the Ethics Committee.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37181-
dc.date.accessioned2024-08-08T12:01:40Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2024-08-08T12:01:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua espanhola – estudo e ensino.pt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectInteração Oralpt_BR
dc.subjectEnfoque de ensinopt_BR
dc.subjectSpanish Language – Study and teachingpt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectInteraction Oralpt_BR
dc.subjectTeaching focuspt_BR
dc.subjectLengua española – estudio y enseñanzapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectInteracción Oralpt_BR
dc.subjectEnfoque docentept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Gessica Marques.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languagespapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of oral interaction in the classroom for learners Brazilians of the ninth year of fundamental teaching.pt_BR
dc.title.alternativeAnálisis de la interacción oral en el aula para estudiantes. Brasileños del noveno año de enseñanza fundamental.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Gessica Marques. Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental. 2024. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37181pt_BR
dc.description.resumenLa presente investigación tiene como objetivo analizar la interacción oral entre profesor y alumno en el proceso de enseñanza-aprendizaje de ELE en un grupo de aprendices brasileños de la educación secundaria de una escuela pública. Esta investigación se guía por los conceptos de oralidad (Amor, 1994; Marcuschi, 2003, 2004; Nanun, 2011; Krashen, 1985), Interacción Oral (Goffman, 1964, 1967, 1971; Sinclair; Coulthard, 1975; Vygostsky, 1977, 1995; Mehan, 1978; Alber; Py, 1986), Enfoque De Enseñanza De Lenguas Extranjeras (Richards; Odgers, 1983, 1996, 1998; Breen, 1987; Nunan, 1989; Candlin, 1990; Luzón; Soria, 1999; Molina, 2016; Martí, 2017; Ortiz, 2014; Oliveira, 2019). Los datos fueron obtenidos a través de observaciones de clases que fueron grabadas con una grabadora de voz y transcritas al final, cuestionario y entrevista. Los resultados mostraron que en las clases de español como lengua extranjera se dispensa un tratamiento inadecuado al desarrollo de la oralidad como resultado de un uso excesivo del portugués por el docente quien, además, se apropia de la mayoría de los turnos de habla, lo que deja poco espacio para que los alumnos elaboren discursos significativos en la lengua meta. Este trabajo contó con las autorizaciones pertinentes y necesarias para el Comité de Ética.pt_BR
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