Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063
Title: | Pensando o ensino: um perfil do profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. |
Other Titles: | Thinking about teaching: a profile of the History professional in the state public school system of João Pessoa. |
???metadata.dc.creator???: | LEITE, Fabiolla Stella Maris de Lemos .Furtado BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. |
Keywords: | Ensino escolar de História - João Pessoa - PB;Ensino de História - João Pessoa - PB;Rede de ensino pública estadual - João Pessoa - PB;Programa de Bolsas de Licenciatura - PROLICEN - UFPB;PROLICEN - Programa de Bolsas de Licenciatura - UFPB;History School Teaching - João Pessoa - PB;History Teaching - João Pessoa - PB;State Public Education Network - João Pessoa - PB;Bachelor's Degree Scholarship Program - PROLICEN - UFPB;PROLICEN - Bachelor's Degree Scholarship Program - UFPB |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LEITE, Fabiolla Stella Maris de Lemos Furtado; BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. Pensando o ensino: um perfil do Profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem por objetivo apontar algumas reflexões resultantes das atividades de desenvolvimento de uma pesquisa de Prolicen no ano de 2009, que tem como preocupação saber como se encontra o ensino escolar de História, considerando as renovações nas historiografias internacional e nacional na segunda metade do século XX. Para tal empreitada, seguimos os seguintes passos: 1. revisitamos os resultados de uma pesquisa também desenvolvida em um Projeto de pesquisa no mesmo Programa e que foi executado nos anos de 1994/95, partindo de uma iniciativa de professores das Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado do Departamento de Metodologia da Educação da UFPB, no qual, em estudos teórico-metodológicos e na efetivação de uma pesquisa de campo, procurou-se mapear elementos importantes do ensino de história na rede pública de João Pessoa; 2. empreendemos novas leituras para a firmar fundamentação teórica do projeto e, também, de trabalhos sobre metodologia da pesquisa; 3. realizamos uma pesquisa empírica nas escolas públicas que foram contempladas no projeto de 1994/95, que abordassem as mesmas questões, somadas às novas contribuições historiográficas e pedagógicas surgidas no decorrer dos 15 anos que separam as duas pesquisas. |
Keywords: | Ensino escolar de História - João Pessoa - PB Ensino de História - João Pessoa - PB Rede de ensino pública estadual - João Pessoa - PB Programa de Bolsas de Licenciatura - PROLICEN - UFPB PROLICEN - Programa de Bolsas de Licenciatura - UFPB History School Teaching - João Pessoa - PB History Teaching - João Pessoa - PB State Public Education Network - João Pessoa - PB Bachelor's Degree Scholarship Program - PROLICEN - UFPB PROLICEN - Bachelor's Degree Scholarship Program - UFPB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PENSANDO O ENSINO UM PERFIL DO PROFISSIONAL - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST17 2010.pdf | Pensando o ensino: um perfil do profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST17 2010 | 276.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.