Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo apontar algumas reflexões resultantes das atividades de desenvolvimento de uma pesquisa de Prolicen no ano de 2009, que tem como preocupação saber como se encontra o ensino escolar de História, considerando as renovações nas historiografias internacional e nacional na segunda metade do século XX. Para tal empreitada, seguimos os seguintes passos: 1. revisitamos os resultados de uma pesquisa também desenvolvida em um Projeto de pesquisa no mesmo Programa e que foi executado nos anos de 1994/95, partindo de uma iniciativa de professores das Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado do Departamento de Metodologia da Educação da UFPB, no qual, em estudos teórico-metodológicos e na efetivação de uma pesquisa de campo, procurou-se mapear elementos importantes do ensino de história na rede pública de João Pessoa; 2. empreendemos novas leituras para a firmar fundamentação teórica do projeto e, também, de trabalhos sobre metodologia da pesquisa; 3. realizamos uma pesquisa empírica nas escolas públicas que foram contempladas no projeto de 1994/95, que abordassem as mesmas questões, somadas às novas contribuições historiográficas e pedagógicas surgidas no decorrer dos 15 anos que separam as duas pesquisas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 14 | pt_BR |
dc.title | Pensando o ensino: um perfil do profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T16:23:55Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06 | - |
dc.date.available | 2024-08-06T16:23:55Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino escolar de História - João Pessoa - PB | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História - João Pessoa - PB | pt_BR |
dc.subject | Rede de ensino pública estadual - João Pessoa - PB | pt_BR |
dc.subject | Programa de Bolsas de Licenciatura - PROLICEN - UFPB | pt_BR |
dc.subject | PROLICEN - Programa de Bolsas de Licenciatura - UFPB | pt_BR |
dc.subject | History School Teaching - João Pessoa - PB | pt_BR |
dc.subject | History Teaching - João Pessoa - PB | pt_BR |
dc.subject | State Public Education Network - João Pessoa - PB | pt_BR |
dc.subject | Bachelor's Degree Scholarship Program - PROLICEN - UFPB | pt_BR |
dc.subject | PROLICEN - Bachelor's Degree Scholarship Program - UFPB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LEITE, Fabiolla Stella Maris de Lemos .Furtado | - |
dc.creator | BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Thinking about teaching: a profile of the History professional in the state public school system of João Pessoa. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LEITE, Fabiolla Stella Maris de Lemos Furtado; BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. Pensando o ensino: um perfil do Profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PENSANDO O ENSINO UM PERFIL DO PROFISSIONAL - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST17 2010.pdf | Pensando o ensino: um perfil do profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST17 2010 | 276.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.