Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36958
Title: | Autoria e identidades em A Canga. |
Other Titles: | Authorship and identities in A Canga. |
???metadata.dc.creator???: | LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. |
Keywords: | Autoria e cinema;A Canga - filme;Curta metragem;Cinema brasileiro;Filme A Canga - questões de autoria;Análise fílmica;Authorship and cinema;A Canga - film;Short film;Brazilian cinema;Film A Canga - questions of authorship;Film analysis |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. Autoria e identidades em A Canga. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36958 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Nosso objetivo, neste trabalho, é discutir a questão da autoria, que entendemos ser, no cinema, sempre gerada com a contribuição de vários atores sociais. Centraremos nossa análise no núcleo autoral − direção, roteiro e direção de fotografia − baseados nas experiências individuais dos responsáveis que o compõe, assim como na articulação e na diversidade dos autores dentro do processo criativo d‟A Canga. Esse núcleo traduz a irredutibilidade da autoria a um único indivíduo. As obras artísticas estão intimamente relacionadas aos seus autores, nem sempre de forma direta, às vezes, subentendida, mas, sempre, de algum modo, revelando suas vivências, pois a interiorização das formas de organização social produz pensamentos e ações que marcam a autoria e que identificam pessoas ou grupos como seres sociais. A importância da interação dos autores com o mundo social torna-se evidente para os historiadores, à medida que possibilita a identificação da interdependência da autoria com a sociedade. A análise das articulações entre as particularidades do sujeito autor e a concretude do produto possibilita o desvendamento das experiências vividas em coletividade, e, portanto, são uma mediação para a compreensão da relação indivíduo e sociedade. |
Keywords: | Autoria e cinema A Canga - filme Curta metragem Cinema brasileiro Filme A Canga - questões de autoria Análise fílmica Authorship and cinema A Canga - film Short film Brazilian cinema Film A Canga - questions of authorship Film analysis |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36958 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AUTORIA E IDENTIDADES EM A CANGA - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST9 2010.pdf | Autoria e identidades em A Canga. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST9 2010 | 140.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.