Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36958
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Nosso objetivo, neste trabalho, é discutir a questão da autoria, que entendemos ser, no cinema, sempre gerada com a contribuição de vários atores sociais. Centraremos nossa análise no núcleo autoral − direção, roteiro e direção de fotografia − baseados nas experiências individuais dos responsáveis que o compõe, assim como na articulação e na diversidade dos autores dentro do processo criativo d‟A Canga. Esse núcleo traduz a irredutibilidade da autoria a um único indivíduo. As obras artísticas estão intimamente relacionadas aos seus autores, nem sempre de forma direta, às vezes, subentendida, mas, sempre, de algum modo, revelando suas vivências, pois a interiorização das formas de organização social produz pensamentos e ações que marcam a autoria e que identificam pessoas ou grupos como seres sociais. A importância da interação dos autores com o mundo social torna-se evidente para os historiadores, à medida que possibilita a identificação da interdependência da autoria com a sociedade. A análise das articulações entre as particularidades do sujeito autor e a concretude do produto possibilita o desvendamento das experiências vividas em coletividade, e, portanto, são uma mediação para a compreensão da relação indivíduo e sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 14 | pt_BR |
dc.title | Autoria e identidades em A Canga. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36958 | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T16:14:36Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31 | - |
dc.date.available | 2024-07-31T16:14:36Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Autoria e cinema | pt_BR |
dc.subject | A Canga - filme | pt_BR |
dc.subject | Curta metragem | pt_BR |
dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Filme A Canga - questões de autoria | pt_BR |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject | Authorship and cinema | pt_BR |
dc.subject | A Canga - film | pt_BR |
dc.subject | Short film | pt_BR |
dc.subject | Brazilian cinema | pt_BR |
dc.subject | Film A Canga - questions of authorship | pt_BR |
dc.subject | Film analysis | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Authorship and identities in A Canga. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. Autoria e identidades em A Canga. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36958 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AUTORIA E IDENTIDADES EM A CANGA - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST9 2010.pdf | Autoria e identidades em A Canga. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST9 2010 | 140.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.