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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913
Title: | “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). |
Other Titles: | “When I go out to have fun, black people go out to work”: the place of the black repentista in the singing of the northeast (1970-1925). |
???metadata.dc.creator???: | GOMES, Germana Guimarães. |
Keywords: | Repentistas negros;Cantorias do Nordeste - Brasil;Negros repentistas - 1925-1970;Literatura de cordel;Representações - Chartier;Cultura afro-brasileira;Música e negros - 1925-1970 - Brasil;Black improvisers;Singing from the Northeast - Brazil;Black improvisers - 1925-1970;Cordel literature;Representations - Chartier;Afro-Brazilian culture;Music and black people - 1925-1970 - Brazil |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GOMES, Germana Guimarães. “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: História e Cultura Afro-brasileira e a Contribuição das Populações de Matrizes Africanas no Brasil. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa tem como proposta analisar o lugar do repentista negro nas cantorias do Nordeste do final do século XIX e início do século XX. Para isso, utilizaremos como fontes primárias os repentes incorporados pela literatura de cordel, tais como a “Mal assombrada peleja de Francisco Sales com Negro Visão” (1916) a “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns” (1923), e o “Desafio de Inácio da Catingueira com Francisco Romano” (1874). Destacando as dimensões excludentes e discriminatórias, tomamos como aporte teórico para a análise das representações e práticas desses repentistas negros, as discussões de Chartier (1990). Para este autor, as práticas e representações se tornam o cerne para entendermos como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade é construída, pensada e dada a ler por diferentes grupos sociais. Dentro dessa discussão, buscaremos fazer também uma análise sobre o repente no Nordeste. Presença cultural significativa nessa região, o repente possui função informativa, exercendo nessa pesquisa um papel bastante relevante, na medida em que consegue refletir as representações instauradas na região Nordeste. |
Keywords: | Repentistas negros Cantorias do Nordeste - Brasil Negros repentistas - 1925-1970 Literatura de cordel Representações - Chartier Cultura afro-brasileira Música e negros - 1925-1970 - Brasil Black improvisers Singing from the Northeast - Brazil Black improvisers - 1925-1970 Cordel literature Representations - Chartier Afro-Brazilian culture Music and black people - 1925-1970 - Brazil |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 06: História e Cultura Afro-brasileira e a Contribuição das Populações de Matrizes Africanas no Brasil. |
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“QUANDO EU SAIO A DIVERTIR, NEGRO SAI PRA TRABALHAR” - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST6 2010.pdf | “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST6 2010 | 127.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
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