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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913
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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como proposta analisar o lugar do repentista negro nas cantorias do Nordeste do final do século XIX e início do século XX. Para isso, utilizaremos como fontes primárias os repentes incorporados pela literatura de cordel, tais como a “Mal assombrada peleja de Francisco Sales com Negro Visão” (1916) a “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns” (1923), e o “Desafio de Inácio da Catingueira com Francisco Romano” (1874). Destacando as dimensões excludentes e discriminatórias, tomamos como aporte teórico para a análise das representações e práticas desses repentistas negros, as discussões de Chartier (1990). Para este autor, as práticas e representações se tornam o cerne para entendermos como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade é construída, pensada e dada a ler por diferentes grupos sociais. Dentro dessa discussão, buscaremos fazer também uma análise sobre o repente no Nordeste. Presença cultural significativa nessa região, o repente possui função informativa, exercendo nessa pesquisa um papel bastante relevante, na medida em que consegue refletir as representações instauradas na região Nordeste. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 14 | pt_BR |
dc.title | “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913 | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T16:04:29Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29 | - |
dc.date.available | 2024-07-29T16:04:29Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Repentistas negros | pt_BR |
dc.subject | Cantorias do Nordeste - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Negros repentistas - 1925-1970 | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Representações - Chartier | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Música e negros - 1925-1970 - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Black improvisers | pt_BR |
dc.subject | Singing from the Northeast - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Black improvisers - 1925-1970 | pt_BR |
dc.subject | Cordel literature | pt_BR |
dc.subject | Representations - Chartier | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Music and black people - 1925-1970 - Brazil | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GOMES, Germana Guimarães. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | “When I go out to have fun, black people go out to work”: the place of the black repentista in the singing of the northeast (1970-1925). | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOMES, Germana Guimarães. “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: História e Cultura Afro-brasileira e a Contribuição das Populações de Matrizes Africanas no Brasil. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913 | pt_BR |
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“QUANDO EU SAIO A DIVERTIR, NEGRO SAI PRA TRABALHAR” - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST6 2010.pdf | “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST6 2010 | 127.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
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