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dc.creator.IDBORGES, M. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741585927605628pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Cleydstone Chaves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, C. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0225728973112649pt_BR
dc.contributor.referee1MONTEIRO, Vivian.-
dc.contributor.referee1IDMONTEIRO, V.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044203978779488pt_BR
dc.contributor.referee2BRANCO, Sinara de Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDBRANCO, S. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6023441911258549pt_BR
dc.description.resumoA produção linguística em uma língua estrangeira no contexto acadêmico pode ser uma atividade difícil para o aprendiz devido a uma série de fatores externos, como questões sociais e econômicas, e internos, como fatores psicológicos, que possam aparecer como entraves (GOMES, 2018). Em vista disso, é possível lançar mão de estratégias de cunho cognitivo para auxiliar a sanar possíveis bloqueios na produção linguística de natureza oral e/ou escrita do aprendiz (OXFORD, 1990). Considerando esse cenário, este estudo investiga até que ponto estratégias de cunho cognitivo podem contribuir para sanar fatores psicológicos causadores de possíveis bloqueios na produção linguística em língua estrangeira. Para realização dessa pesquisa, um questionário foi aplicado com alunos ingressantes do curso de Letras – Língua Inglesa da UFCG a fim de: 1)identificar e descrever os fatores de ordem psicológica que bloqueiam a produção linguística escrita e oral dos referidos alunos e 2) mapear as estratégias cognitivas utilizadas pelos mesmos para contornar os entraves no contexto citado. Após a análise dos dados obtidos na aplicação do questionário, foi possível identificar que fatores como a ansiedade, medo, pressão, vergonha, tensão, nervosismo e desmotivação são questões elencadas pelos respondentes como possíveis causadores de bloqueios na produção linguística em atividades acadêmicas. Como resultado, para contornar tais fatores, as estratégias de prática, repetição, anotações, leitura e escuta de conteúdos na língua estrangeira se mostraram como facilitadoras nesse processo. Enfim, segundo os respondentes, o uso das estratégias citadas por eles pode auxiliar a sanar os fatores psicológicos causadores de bloqueios na produção linguística de cunho oral e escrito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesapt_BR
dc.titleEstratégias cognitivas utilizadas por alunos ingressantes de letras-inglês para minimizar entraves na produção linguística.pt_BR
dc.date.issued2023-06-16-
dc.description.abstractThe linguistic production in a foreign language in the academic context can be a difficult activity for the learner due to some external factors, such as social and economic factors, and internal factors, like psychological factors; that may cause interference in the linguistic production (GOMES, 2018). Considering these factors, it is possible to use cognitive strategies to help to deal with difficulties in the oral and written production (OXFORD, 1990). Considering this scenario, this study investigates to what extent cognitive strategies may contribute to deal with psychological factors that may block the linguistic production in a foreign language. To carry out this research, a questionnaire was applied to freshman students of Letters – English Language at UFCG in order to: 1) identify and describe the psychological factors that interfere in the oral and written production of the mentioned students; and 2) map the cognitive strategies used by them to deal with the difficulties in the mentioned context. After analyzing the results, it was possible to identify that anxiety, fear, pressure, shyness, tension, nervousness, and lack of motivation were the factors mentioned by the participants as possible obstacles in the linguistic production during academic activities. As a result, to deal with those factors, the strategies of practicing, repetition, annotation, reading and listening to contents in the foreign language worked as facilitators in this process. Finally, according to the participants of this research, using the mentioned strategies can help to deal with psychological factors that block the oral and written production.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36905-
dc.date.accessioned2024-07-29T14:21:58Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-07-29T14:21:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagem de Língua Estrangeirapt_BR
dc.subjectProdução Linguísticapt_BR
dc.subjectFatores Psicológicospt_BR
dc.subjectEstratégias Cognitivaspt_BR
dc.subjectForeign Language Learningpt_BR
dc.subjectLinguistic Productionpt_BR
dc.subjectPsychological Factorspt_BR
dc.subjectCognitive Strategiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBORGES, Mainan Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCognitive strategies used by new english language students to minimize obstacles in linguistic production.pt_BR
dc.identifier.citationBORGES, Mainan Barbosa. Estratégias cognitivas utilizadas por alunos ingressantes de letras-inglês para minimizar entraves na produção linguística. 2023. 52 f. Monografia (Licenciada em Letras – Língua Inglesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

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